Se Coimbra já era considerada a capital do judo, agora abre portas a novas modalidades. A cidade dos estudantes recebe, durante o próximo fim de semana, de 21 a 22 de outubro, o Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu Brasileiro 2023 (Europeu BJJ 2023). A iniciativa é do International Sporting Brazilian Jiu-Jitsu Association e tem lugar no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, junto ao Alma Shopping.
No sábado, dia 21, a competição apresenta, além da “batalha” principal Brasil x Portugal, os desafios Super Lutas Brasil x Portugal, Master Black Belt, Novos Talentos e Queen of Europe. Enquanto isso, no domingo, dia 22, são os miúdos, dos quatro aos seis anos, os protagonistas desta modalidade desportiva no Festival Kids. Através da recreação das competições de jiu-jitsu, os mais novos têm direito a momentos de diversão e ainda vão ser premiados com medalhas.
Entre os atletas que figuram da disputa principal, que conta com a mesma estrutura da competição brasileira, encontram-se seis atletas desse mesmo país, campeões da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu. O Europeu BJJ 2023 conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da primeira escola focada neste desporto na cidade, a CoimbraMMA, que disponibiliza ainda as suas instalações para os competidores treinarem.
O grande promotor do evento é a International Sporting Brazilian Jiu-Jitsu Association, uma extensão da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu. Esta última entidade é responsável pela realização de diversos campeonatos desta prática em diversas regiões do Brasil e do Chile há mais de 15 anos.
O jiu-jitsu é uma modalidade desportiva que consiste na imobilização no solo do adversário, através de uma “finalização”, que pode ser uma torção de um dos braços ou pernas ou estrangulamento, forçando o oponente a desistir. Na versão brasileira, a luta em pé tem um papel secundário, ao contrário do que acontece noutros países, sendo o foco dos competidores a luta no chão.