Powered by CIM|RC

fit

Comida de conforto saudável. O creme de ervilhas saciante que se faz em 20 minutos

Esta proposta tem outros benefícios, como o auxílio à digestão. E, claro, é pobre em calorias — e os miúdos vão adorar.

As ervilhas são tudo menos consensuais. Muitos miúdos, por exemplo, sempre que as veem no prato dedicam-se a colocá-las de lado para evitarem comê-las. No entanto, se as inclui numa sopa passada nem notam e, no final, até dizem que estava deliciosa.

Esta leguminosa é rica em amido, fibra e proteína vegetal “de alta qualidade”, ou seja, é absorvida eficientemente pelo organismo. “Contém todos os aminoácidos, mas alguns encontram-se numa quantidade reduzida, pelo que deve sempre ser complementada com outras fontes proteicas ao longo do dia”, sublinha a nutricionista Lillian Barros.

As ervilhas contribuem para “a sensação de saciedade e controlo de apetite”, bem como para o “fortalecimento do sistema nervoso” e “bem-estar mental” devido ao seu teor em vitaminas do complexo B, destaca a especialista em nutrição.

Os níveis muito baixos de gordura — menos de 1 por cento — e sódio, bem como o elevado nível de potássio, fazem desta leguminosa de “textura suave e sabor adocicado”, um elemento fundamental do regime alimentar de pessoas com problemas cardíacos.

Uma das melhores formas de incluir ervilhas numa refeição é em sopas. A criadora de conteúdos Vero, uma portuguesa entusiasta de comida saudável, tem a solução ideal: uma sopa de ervilhas e espargos, com queijo feta e limão. Uma explosão de sabores.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Vero | Cozinha funcional e food photography (@healthyvibesbyvero)

Do que precisa

Para a sopa

— 300 gramas de ervilhas congeladas
— 1 molho de espargos
— 1 cebola grande (ou 2 pequenas)
— 3 dentes de alho
— 1 litro de caldo vegetal
— sal q.b.
— pimenta-preta q.b.

Acompanhamento
— queijo feta ou queijo vegan estilo feta
— hortelã fresca q.b.
— raspa da casca de um limão q.b.
— azeite q.b.

Como se faz

Refogue a cebola e o alho no azeite até que a cebola fique translúcida. Acrescente os espargos cortados em pedaços pequenos e refogue por mais 2 a 3 minutos. Junte as ervilhas, o caldo, e deixe cozinhar por 15 minutos. Retifique o sal e tempere com pimenta-preta. Triture tudo no liquidificador (ou com uma varinha mágica) e sirva com lascas de queijo feta, azeite, raspas de limão e hortelã fresca.

Carregue na galeria para conhecer algumas receitas detox, de sopa e sumos, para fazer nos próximos dias.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA