Na maioria das vezes, a velhice tem uma conotação negativa, em que a pessoa se torna incapaz desde executar movimentos mais complexos — ou até mesmo andar. No entanto, a realidade não tem de ser assim. E é exatamente isso que pretende mostrar o novo projeto Pedalar sem Idade, que chegou no dia 2 de agosto, a Coimbra.
O Pedalar em Idade propõe combater a solidão das pessoas idosas ou com mobilidade reduzida, através de passeios gratuitos pela cidade numa bicicleta adaptada, uma trishaw — além de contribuir para o bem-estar e inclusão social dos idosos. O projeto ganhou vida em 2012 na Dinamarca por Ole Kason, experiência que conta agora nas famosas palestras TEDx. Desde então o conceito tem ganho vida por diversos países e cidade, onde Portugal não é excepção.
Em 2019, o projeto português arrancou com Sílvia Freitas com os primeiros passeios eram feitos num lar de idosos perto de casa com uma bicicleta alugada, sempre para partilhar histórias e oferecer um escape aos mais velhos. Cinco anos depois, já existe em 10 cidades portuguesas, incluindo Lisboa, Castelo Branco, Vila Franca de Xira e agora Coimbra.
As trishaws possuem três rodas e um sofá bastante confortável que leva até duas pessoas, que são guiadas por um voluntário para o guiar. Nos dias mais frios ou de chuva, a bicicleta adaptada possui ainda uma capota e manta polar resistente a temperaturas até -25 graus.
Para isso é essencial a contribuição dos voluntários, que podem inscrever-se online ou através dos contactos (coimbra@nullpedalarsemidadeportugal.pt) e (936 733 797). O voluntário disponível desloca-se até ao inscrito, num local combinado entre ambos. Em seguia discutem o trajeto para passear pela cidade e visitar locais que o passageiro pretende conhecer ou recordar. Cada passeio tem duração de uma hora.
Ver esta publicação no Instagram