fit

Chegou a Coimbra o novo projeto que leva os idosos a passear pela cidade

O Pedalar sem Idade pretende combater a solidão na velhice através de passeios gratuitos numa bicicleta adaptada.
Basta inscrever-se.

Na maioria das vezes, a velhice tem uma conotação negativa, em que a pessoa se torna incapaz desde executar movimentos mais complexos — ou até mesmo andar. No entanto, a realidade não tem de ser assim. E é exatamente isso que pretende mostrar o novo projeto Pedalar sem Idade, que chegou no dia 2 de agosto, a Coimbra.

O Pedalar em Idade propõe combater a solidão das pessoas idosas ou com mobilidade reduzida, através de passeios gratuitos pela cidade numa bicicleta adaptada, uma trishaw — além de contribuir para o bem-estar e inclusão social dos idosos. O projeto ganhou vida em 2012 na Dinamarca por Ole Kason, experiência que conta agora nas famosas palestras TEDx. Desde então o conceito tem ganho vida por diversos países e cidade, onde Portugal não é excepção.

Em 2019, o projeto português arrancou com Sílvia Freitas com os primeiros passeios eram feitos num lar de idosos perto de casa com uma bicicleta alugada, sempre para partilhar histórias e oferecer um escape aos mais velhos. Cinco anos depois, já existe em 10 cidades portuguesas, incluindo Lisboa, Castelo Branco, Vila Franca de Xira e agora Coimbra.

As trishaws possuem três rodas e um sofá bastante confortável que leva até duas pessoas, que são guiadas por um voluntário para o guiar. Nos dias mais frios ou de chuva, a bicicleta adaptada possui ainda uma capota e manta polar resistente a temperaturas até -25 graus.

Para isso é essencial a contribuição dos voluntários, que podem inscrever-se online ou através dos contactos (coimbra@nullpedalarsemidadeportugal.pt) e (936 733 797). O voluntário disponível desloca-se até ao inscrito, num local combinado entre ambos. Em seguia discutem o trajeto para passear pela cidade e visitar locais que o passageiro pretende conhecer ou recordar. Cada passeio tem duração de uma hora.

Em nome do projeto já foram realizados mais de dois mil passeios, concluídos por mais de 200 voluntários por todo o País. Além de se tornar voluntário, pode ajudar apoiar o Pedalar sem Idade através de transferências em qualquer montante (0010 0000 5696 8700 0013 5).
 
 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Pedalar Sem Idade Portugal (@pedalarsemidadeportugal)

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA