Powered by CIM|RC

fit

Brutus Brave Lake promete espetáculo no concelho de Mira

Trata-se de uma prova de corrida com obstáculos inserida em plena natureza. Decorre no dia 28 de maio e conta para a Liga OCR.
Etapa de Mira é das mais difíceis, dizem os atletas.

No próximo dia 28 de maio, domingo, o concelho de Mira acolhe mais uma etapa da Liga OCR Portugal. O “Brutus Brave Lake”, como é designado, é uma prova de corrida com obstáculos que decorre num circuito inserido em plena natureza, utilizando o mais possível os recursos naturais da zona em que se insere.

Ao longo do traçado — com a distância de cinco e dez quilómetros —, os atletas vão encontrar obstáculos naturais e estruturas montadas ao longo do percurso por entre floresta e lagoas. Cada participante terá de enfrentar entre 20 e 30 obstáculos montados pela organização e também naturais, com diferentes níveis de dificuldade. Tanto a partida como a chegada terá lugar no Parque Campismo “Vila Caia”, com passagem pela “Herdade do Lago Real”, Hotel Quinta da Lagoa, lagoas e trilhos de mata e pinhal dentro dos limites da freguesia de Mira.

Esta prova faz parte do circuito da LIGA OCR Portugal 2023 da Federação Portuguesa de Corridas de Obstáculos (FPOCR) e é fundamental para o apuramento do OCR European Championships, OCR World Championships e Taça de Portugal. As inscrições estão abertas até à próxima quarta-feira, 17 de maio, e custam entre 17,50€ (Open 5 km) e 25€ (Liga Elite e Competitive).

De acordo com o regulamento, a Associação Cicloturista do Cabeço de Mira refere que é imprescindível “ter a condição física adequada às características desta prova, pois uma corrida de obstáculos envolve sempre alguns riscos”. No entender dos responsáveis, “é fundamental que o atleta tenha a noção de autogestão do esforço, quer físico, quer mental, perante situações adversas às quais poderá ficar exposto, sem que seja possível ajuda ou resgate imediato”.

Ao mesmo tempo, cada atleta tem de ter a noção de que “apesar de existirem dois momentos de fornecimento de hidratação e sólidos, o próprio atleta é responsável por garantir o estado de hidratação e nutrição adequados à realização do esforço necessário para concluir esta prova”.

Um dos atletas que já participou nesta prova — Cátia Paulino — afirmou na página da rede social Facebook da prova que o “Brutus Brave Lake” é uma prova “que se diferencia pelos seus obstáculos mais técnicos e pelas suas pegas mais “artesanais”, o que dificulta a sua execução”. Gonçalo Prudêncio disse que esta é uma prova “desafiante, mas muito engraçada”. “Um percurso divertido com diversos obstáculos, mas que faz dela uma prova para todos”.

Recorde a prova realizada em novembro de 2021.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA