fit

“Bombeiro de Elite” nacional vai ser escolhido em Coimbra

45 equipas vão subir do Arco de Almedina à Porta Férrea da Universidade de Coimbra usando 20 quilos de equipamento de proteção.
Só para os mais resistentes.

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra promove este sábado (11 de março) a 1.ª prova nacional “Bombeiro de Elite”. Durante a manhã, os 282 bombeiros inscritos vão ter de fazer em contrarrelógio uma distância de 500 metros entre o Arco de Almedina e a Porta Férrea da Universidade de Coimbra (UC) devidamente munidos de equipamentos de proteção individual (EPI).

Trata-se de um percurso com um desnível positivo de 113 metros e um declive médio de sensivelmente 14,1 por cento, com os bombeiros a terem obrigatoriamente de estar equipados com casaco e calças de combate a incêndios urbanos, botas de incêndio urbano e industrial, cogula (devidamente colocada e mantida até ao final da prova), luvas, capacete, máscara e aparelho respiratório isolante de circuito aberto (ARICA).

“São 20 quilos de equipamento, além do esforço físico do próprio bombeiro”, sublinhou na apresentação do evento o vereador Carlos Matias Lopes. A competição conta com a participação de 45 equipas de 71 corporações de Portugal Continental e dois elementos dos Bombeiros de Câmara de Lobos. Esta prova de resistência tem início às 9 horas e as partidas terão lugar de 30 em 30 segundos. O final da prova está previsto para o meio-dia, seguido da entrega de prémios às 13 horas junto à Porta Férrea da UC.

A competição está dividida em sete escalões (feminino e masculino) organizados por grupos etários, de 18 a 29 anos; 30 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos e + de 60 anos. Está prevista uma classificação individual (melhor tempo individual cronometrado) e uma classificação por equipa, por Corpo de Bombeiros (que resulta da média da soma dos três melhores tempos dos operacionais desse corpo de bombeiros).

Esta prova é organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, através da Companhia dos Bombeiros Sapadores, e tem o apoio da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA