São raras as pessoas que não apreciam chocolate, e não faltam opções de receitas para preparar este ingrediente que encanta todas as gerações. Seja em bolos, sobremesas ou pratos principais, há sempre uma maneira de o incluir nas refeições, — algo que nem sempre se ajusta com um regime alimentar equilibrado
Optar por uma dieta saudável requer uma gestão cuidadosa dos alimentos consumidos diariamente. Se fizer um bom plano nutricional, idealmente acompanhada por um especialista, é possível incorporar algumas opções menos nutritivas entre as refeições. Uma delas são as trufas de chocolate e uva, uma receita desenvolvida por Joana Teixeira, fundadora da marca de alimentação saudável The Therapist.
Joana é também autora do livro “Cozinha Funcional”, onde partilha todos os passos necessários para a confeção desta “guloseima saudável”, que inclui um ingrediente que suscita alguma curiosidade: o grão-de-bico. Graças à sua versatilidade e ao facto de ser rica em vitamina B, ferro, magnésio, fósforo e zinco, esta leguminosa pode ser utilizada em diversas receitas, conferindo uma textura cremosa e densa aos pratos.
Neste caso, a autora optou por este alimento devido à sua relação com a produção de serotonina, conhecida como a hormona da felicidade, a sensação que gostaria de suscitar em quem provar o resultado. A receita, que se prepara em poucos minutos, rende 12 porções.
Do que precisa
— 1 chávena de tâmaras
— 1 chávena de grão-de-bico cozido
— 3 colheres de sopa de manteiga de avelã (ou de outro fruto seco)
— 3 colheres de sopa de cacau
— uvas sem grainha ou morangos q.b.
— pepitas de cacau trituradas q.b.
Como se faz
Se utilizar tâmaras muito secas, o melhor é deixá-las de molho em água quente durante cinco minutos, escorrer, e só depois seguir com a receita.
Coloque as tâmaras, o grão, a manteiga e o cacau num processador de alimentos e triture até obter uma pasta grossa com a qual consiga moldar as trufas. Caso fique muito húmida adicione mais cacau, por outro lado, se ficar muito grossa, acrescente colheres de água ou manteiga de avelã.
Faça as bolinhas e coloque uma uva ou um morango no meio. Enrole e cubra com as pepitas de cacau.