O Natal é sinónimo de vários momentos de convívio, entre família e amigos, muitos deles passados à mesa. Entre as diversas propostas gastronómicas da época, um dos grandes destaques são os doces. Não podem faltar o bolo-rei, os sonhos, as filhoses, azevias e claro, as rabanadas. No meio de tanta escolha, a dieta acaba por ser a última das preocupações. No entanto, há forma de não se privar de nada, mas fugir das calorias extra.
Para ter o melhor dos dois mundos, o ideal é substituir alguns ingredientes por opções mais saudáveis. Por isso, seguimos a sugestão da nutricionista conimbricense Rita Fernandes. Que tal experimentar umas rabanadas sem serem fritas, com menos açúcar e onde o sabor e a textura são idênticos à receita tradicional?
As rabanadas nasceram da necessidade de reaproveitar pão de dias anteriores e, como todos sabemos, envolve leite, ovos e muito açúcar. No fim, são fritas em óleo, que resulta numa crosta dourada e crocante, contrastando com o interior húmido, que lhe dá um ótimo sabor mas as torna inimigas da dieta. Foi, aliás, essa a textura na famosa versão francesa que conquistou a corte inglesa e o rei Henrique V. Em 1724, Joseph French decidiu criar as “french toasts”.
Em Portugal o sabor distinto das rabanadas (também conhecidas como fatias douradas ou paridas) faz parte da quadra natalícia. Há até quem opte por comer este prato ao pequeno-almoço ou ao lanche.
Conheça os passos para fazer rabanas saudáveis para este Natal.
Do que precisa
— 500 gramas de pão fatiado, de preferência do dia anterior
— 500 mililitros de bebida vegetal de arroz ou amêndoa
— 1 colher de sopa de mel
— 1 colher de chá de açafrão das índias
— canela em pó
Como se faz
Numa taça coloque a bebida vegetal, o mel e açafrão e mexer. Mergulhe as fatias do pão, uma a uma, na bebida vegetal até ficarem encharcadas. Num frigideira antiaderente coloque as fatias e deixe tostar dos dois lados. No final distribua as fatias num prato e coloque mel e canela a gosto por cima.
Carregue na imagem e tome nota de outras receitas saudáveis de doces tradicionais de Natal, para levar aos jantares de amigos.