Powered by CIM|RC

fit

As coxinhas de frango pouco calóricas que pode comer sem pensar na dieta

Esta versão mais saudável é perfeita para quem não come fritos. O melhor? Pode fazer uma quantidade maior e congelar uma parte.

Conta a lenda que as famosas e irresistíveis coxinhas de frango nasceram no século XIX, durante a época da industrialização brasileira, na região de São Paulo. Este petisco feito à base de frango desfiado era uma alternativa mais barata (e durava mais tempo) do que as típicas coxas de galinha panadas que eram vendidas na altura às portas das fábricas. A receita foi um sucesso e rapidamente se espalhou pelo país, e mais tarde, pelo mundo.

Atualmente, as coxinhas de frango são também muito apreciadas em Portugal e são vendidas em muitas pastelarias, restaurantes e supermercados. O problema é que são uma tentação para quem se quer manter longe dos fritos.

Se não resiste a esta especialidade brasileira, vi gostar da versão saudável criada por Sandra Nereu, autora do blogue “Panelinha de Sabores”. Feitas a partir de ingredientes mais leves, naturais e nutritivos, como a farinha de aveia e, claro, o frango, estas coxinhas são uma ótima opção para servir de entrada em jantares, ou para os lanches da tarde.

Do que precisa

— 2 peitos de frango grandes
— tempero para a água de cozer o frango: poder usar uma colher de chá de sal, salsa seca, pimentão-doce, alho em pó
— 200 gramas de queijo para barrar light
— 2 colheres de sopa de molho de tomate ou polpa de tomate
— 2 colheres de sopa de salsa fresca picada
— 2 colheres de chá de alho em pó ou alho picado
— pão ralado, ou farinha de mandioca, ou farinha de amêndoa para enrolar

Como se faz

Coza o frango em água temperada com sal, alho, salsa, pimentão-doce por 30 minutos (é importante que o frango fique bem cozido para estar mais macio a desfiar). Quando estiver pronto escorra, deixe arrefecer e desfie. Adicione o queijo creme, o molho de tomate, salsa e alho. Amasse.

A seguir, faça bolas com a massa obtida. Molde em forma de coxa e passe por pão ralado. Quando estiverem prontas leve à air fryer a 215 graus entre 20 a 30 minutos. Se preferir, também podem ser assadas no forno pré-aquecido a 200 graus durante 30 a 40 minutos.

Carregue na galeria para conhecer as versões saudáveis de outras especialidades portuguesas — e não só.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA