Powered by CIM|RC

fit

As caminhadas na Figueira da Foz e Arganil onde vai poder queimar calorias antes do Natal

Os dois desafios da Hike Land acontecem este fim de semana e passam por cascatas, serras e matas com vistas incríveis.
Paisagens imperdíveis.

Os dias frios e chuvosos pedem momentos à lareira acompanhados por chocolate quente e umas cookies. Com a chegada do Natal, as tentações aumentam, o que nos faz ganhar uns quilinhos a mais. Por isso, a prática de exercício físico é uma ótima aliada nesta época.

Se quer ficar em forma antes do Natal, este fim de semana, 25 e 26 de novembro, a Hike Land vai até à região de Coimbra para duas caminhadas: no sábado, dia 25, na Figueira da Foz e no domingo, dia 26, em Arganil. Serão aproximadamente 12 quilómetros de exercício e convívio, rodeados pelas paisagens das praias, cascatas e da serra.

No sábado, a Hike Land irá até ao concelho da Figueira da Foz para uma caminhada pelas praias da Murtinheira e de Quiaios até à Serra da Boa Viagem e a uma cascata. Nesta jornada, os participantes vão encontrar uma paisagem em constante mutação e amplas vistas sobre a serra e os extensos areais em redor, com o azul profundo do oceano como pano de fundo.

Partindo da praia da Murtinheira, às 10 horas, os participantes caminharão pelos passadiços renovados, mas rapidamente mudarão de direção, rumo à serra da Boa Viagem. Nesta fase da caminhada, o objetivo da Hike Land será procurar uma cascata que poderá existir no interior da serra e cujo caudal é bastante dependente da intensidade da precipitação em semanas e dias anteriores à atividade.

O percurso terá uma dificuldade moderada, duração de cinco horas e um custo de 10€ por participante, que inclui um guia Hike Land no terreno, chá, seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil. Devido à natureza do evento, os participantes devem ter, pelo menos, 12 anos. Pode inscrever-se através do site.

Já no domingo, 26 de novembro, a Hike Land segue em direção ao coração da Serra do Açor, fazendo um dos trilhos mais belos do País, desde a Aldeia de Xisto da Benfeita até à idílica Cascata da Fraga da Pena. Localizada em plena Mata da Margaraça, a cascata tem 19 metros de altura e está rodeada de uma vegetação luxuriante, que certamente não deixará ninguém indiferente.

O percurso terá início na Aldeia de Xisto da Benfeita, que emana a paz com uma torre, um sino e um relógio, e continua pelas ruas deste conjunto de casario branco, que serão rapidamente deixadas para trás, entrando nos vales que a rodeiam. Vão ser percorridos os antigos caminhos rurais que ligavam as aldeias da região, ao mesmo tempo que se contemplam as cascatas formadas pelo desgaste da água na superfície xistosa da Serra do Açor, sempre rodeados de uma vegetação verdejante.

No entanto, será apenas após a Aldeia do Sardal que se alcançará o ponto alto da caminhada. Ao entrar em plena Mata da Margaraça, os participantes vão poder contemplar uma das cascatas mais impressionantes de Portugal: a Fraga da Pena. Tem praticamente 20 metros de altura e encontra-se rodeada por uma magnífica vegetação, que irá encantar qualquer um. Até ao fim do percurso ainda haverá espaço para observar os inúmeros socalcos seculares construídos pelas diferentes gerações que ocuparam esta serra do interior de Portugal.

A caminhada será de dificuldade elevada, com aproximadamente 12 quilómetros de extensão e cinco horas e meia de duração. Terá um custo de 12€ por pessoa e inclui um guia Hike Land no terreno, chá, seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil.

Devido às características da caminhada, os participantes devem ter uma idade mínima de 15 anos. A inscrição pode ser feita através do site. Para ambas as caminhadas, é aconselhado levar água, bastões, calçado apropriado e uma caneca para beber o chá.

Aproveite a época natalícia para visitar a região de Coimbra. Carregue na galeria e veja como foi a edição do Castelo Mágico de Montemor-o-Velho do ano passado.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA