fit

As 10 regras que deve seguir para se tornar (mesmo) mais saudável em 2023

Segundo as nutricionistas Lia Faria e Sónia Marcelo, são alterações fáceis de implementar e podem ajudar a cumprir os objetivos.
Anote estes truques.

Com a chegada do novo ano chegam também novas metas e objetivos. Entre os 12 desejos que pede à meia noite do primeiro dia de janeiro enquanto come uvas passas, há sempre um ou mais relacionados com o estilo de vida saudável. Contudo, o simples facto de pensar neles não os torna reais.

“Apesar de janeiro ser associado ao mês das mudanças a verdade é que a maioria não se mantêm até à segunda metade do ano”, considera a nutricionista Lillian Faria, avaliando pelo  que vê nos seus pacientes. Porém, o próximo ano poderá ser diferente. Evitar que 2023 seja igual a todos os outros está ao seu alcance — e pode começar já a trabalhar para isso.

O primeiro truque é definir objetivos (realistas) mensais ou semanais — e deve registá-los, seja na agenda ou no telemóvel. Independentemente do método, o importante é que os escreva em algum lado visível. Assim, terá mais motivação para os levar até ao fim, já que não se vai esquecer deles. À medida que atingi um deles, só tem de o riscar da lista e avançar para o próximo.

Outra dica está relacionada com a sua playlist. A fazer o almoço, a limpar a casa ou no elevador, ligue o som e aproveite para se mexer ao ritmo da música. Mesmo que sejam apenas cinco minutos, esses curtos períodos de movimento vão acumulando-se e, no total, já terá queimado algumas calorias e, mais importante, esteve ativa.

“Aceitar que, por vezes, vamos falhar é importante para se manter ser saudável”, acrescenta ainda Lia Faria. E explica: “É muito normal as pessoas entrarem numa mentalidade de tudo ou nada no início do ano, especialmente no que toca a alimentação. É muito difícil controlar a 100 por cento o que ingere e, por isso, é expectável que existam desvios em algumas ocasiões. É preciso aceitar e pensar que está tudo ok”. O mais importante é retomar a rotina alimentar assim que possível e continuar a caminhar em direção ao objetivo.

No fundo, manter um estilo de vida saudável não significa passar os dias triste, limitada e apenas focada nisso. Só tem de fazer alterações e adaptações. Além disso, pode e deve consultar um profissional de nutrição que o ajude a definir metas e planos alimentares. Nada de dietas malucas. Se optar por esse caminho, acabará por recuperar o peso que perder rapidamente, já que não há uma reeducação dos velhos hábitos.

Carregue na galeria para descobrir as regras que deve seguir para ser mais saudável em 2023, segundo a nutricionista Lia Faria e a nutricoach Sónia Marcelo.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA