O vinagre é um dos temperos mais utilizados na cozinha nacional. O seu sabor amargo e ácido juntamente com as suas propriedades benéficas para o organismo fazem dele um tempero muito apreciado.
Se no passado, o vinagre de vinho branco ou tinto eram os mais comum nas despensas portuguesas, nos últimos anos, o de sidra e o balsâmico têm vindo a ocupar um lugar de destaque. Já muito se escreveu sobre ambos e respetivas vantagens para quem quer perder peso. Afinal qual é que devemos escolher? A NiT falou com a nutricionista Lia Faria para encontrar a resposta a esta questão.
“De uma forma genérica, é uma ótima opção para temperar saladas e vegetais sem aumentar o seu valor energético, como acontece com as gorduras como o azeite e óleo”, começa por explicar a especialista em nutrição. E tem muitas outras vantagens, uma delas é o facto de ser ácido e contribuir para manter o Ph alcalino. Também ajuda a prevenir alguns problemas de saúde e melhora o funcionamento geral do organismo.
O vinagre de sidra tem um sabor mais fresco, mas o balsâmico tem ganho muita popularidade por ser mais adocicado. Entre os dois qual é o mais benéfico? A especialista em nutrição responde: “No geral o vinagre tem uma lista de ingredientes muito simples, uma vez que resulta da fermentação do álcool em ácido acético. O que os distingue são as bases usadas para esta fermentação”.
O vinagre de sidra, como o próprio nome indica, resulta da bebida alcoólica resultante da fermentação do sumo da maçã e é bastante baixo em calorias. “Os valores podem variar ligeiramente de acordo com a marca, mas normalmente são inferiores às 20 calorias por 100 mililitros”, refere Lia Faria.
Por sua vez, o balsâmico resulta da fermentação do sumo de uvas frescas e apresenta um valor energético superior. Neste caso, as calorias podem rondar as 80 por 100 mililitros, devido ao açúcar presente na sua fórmula. “Ao contrário do vinagre de sidra, que tendencialmente é isento deste ingrediente, o balsâmico apresenta em média 15 gramas de açúcar por cada 100 mililitros”, afirma a especialista em nutrição.
Qual deve escolher?
A nutricionista comparou ambas as fórmulas e e chegou a uma conclusão: “Qualquer tipo de vinagre aparenta ser uma melhor opção para as pessoas que estão em processo de emagrecimento, em relação a outros temperos ou molhos ricos em gordura”. Porém, de um ponto de vista técnico “o de sidra parece ser uma melhor opção uma vez que apresenta menos calorias e não tem açúcar”.
Lia Faria defende, ainda assim, que caso prefira o sabor do vinagre tipicamente italiano, pode também incluí-lo nas refeições, mas com moderação. “O único cuidado deve ser sempre o de optar por marcas que não possuam açúcar adicionado na lista de ingredientes.”
Se procura ideias de receitas onde pode usar vinagre, a NiT tem 17 sugestões de saladas deliciosas para experimentar nos próximos meses (e manter a dieta). Carregue na galeria para descobrir quais são.