fit

A versão saudável do banana split que fica pronta em 5 minutos

Originalmente, leva gelado e chocolate derretido, mas esta variante é igualmente deliciosa e amiga da dieta.
A receita original tem muitas calorias.

O banana split é uma sobremesa icónica que nasceu nos Estados Unidos da América em 1904 — a receita é uma simples combinação de banana, gelado e coberturas. A sua história remonta a Latrobe, na Pensilvânia, onde o farmacêutico David Strickler, inspirado pela abundância de bananas, decidiu criar uma sobremesa mais apetitosa, combinando-as com gelado e calda de fruta.

A base desta sobremesa é a banana, originária da Ásia, que se espalhou por todo o mundo. Em Portugal, a produção de bananas concentra-se na ilha da Madeira, resultando em frutos de formato ligeiramente mais pequeno e sabor adocicado.

A receita original do banana split sugere a utilização de bolas de gelado e chocolate derretido ou chantilly. Para os mais gulosos, a combinação de ambos é uma opção irresistível.

Embora a simplicidade da receita seja um dos seus trunfos, o banana split não é a escolha ideal para consumo frequente. A nutricionista Bárbara de Almeida Araújo destaca o valor nutricional da banana, rica em triptofano, precursor da serotonina, um neurotransmissor essencial para a regulação do sono, bem-estar e redução da ansiedade. No entanto, o elevado teor de açúcar presente nas coberturas tradicionais torna-o menos saudável.

Para os amantes do banana split que procuram uma versão mais nutritiva, a criadora de conteúdos de saúde e bem-estar Bárbara Taborda propõe uma versão “low carb”. A autora do livro “Saúde na ponta do garfo”, substituiu os ingredientes tradicionais por alternativas mais saudáveis. Tome nota.

Do que precisa

— 1 banana
— 120 gramas de iogurte vegan natural
— 1 colher de sopa de sementes de abóbora 
— 1 colher de sopa de manteiga de amêndoa 
— 1 colher de sopa de bagas de goji
— 1 colher de sopa de mel

Como se faz

Descasque a banana e corte-a ao meio na horizontal. Coloque as duas metades da banana num prato, lado a lado.

Cubra as metades com o iogurte e depois com a manteiga de amêndoa. Polvilhe por cima as bagas de goji e as sementes de abóbora. Por fim, regue com o mel. 

Carregue na galeria para descobrir sete receitas vegetarianas para agradar aos amigos e familiares que não comem carne nem peixe. 

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA