fit

A torta nutritiva que todos vão adorar (até mesmo quem detesta espinafres)

A sugestão é da nutricionista Paula Beirão Valente e promete agradar até mesmo quem não gosta de legumes.
Vai conquistar a família.

Existem diversos alimentos que são difíceis de agradar até aos adultos. A lista costuma incluir alguns legumes verdes. As principais razões desta rejeição passam pelas diferenças de texturas, modo de confeção ou até mesmo o cheiro, que nem sempre é agradável, fator que torna ainda mais complicado a introdução destes elementos na rotina alimentar dos mais novos.

O segredo está na procura de novas formas de apresentar os pratos. Se está com falta de ideias, não se preocupe, que a nutricionista Paula Beirão Valente descobriu a sugestão perfeita para tornar a experiência mais agradável.

Os espinafres fazem parte desta longa lista de aversões comuns, principalmente pela textura elástica e pelo facto de serem verdes. Tanto para os adultos, como para os miúdos, as soluções mais comuns são colocá-los nas sopas trituradas ou disfarçar, de alguma forma, a sua presença. Mas a verdade é que são aliados a um estilo de vida saudável e ajudam na luta contra a perda de peso.

São assim uma fonte de minerais, vitaminas e fibras, essenciais para o funcionamento do organismo. Possuem ainda na sua composição ómega-3 e, por isso, agem enquanto protetor das doenças cardiovasculares. São ainda antioxidantes e protegem o organismo do desenvolvimento do cancro e outras doenças. Além disso, são pouco calóricos. Cada 100 gramas possui apenas 22 calorias e podem ser implementados de formas distintas na alimentação.

Se não gosta de espinafres, mas quer começar a introduzi-los nas suas refeições, temos a receita ideal para si. Conheça abaixo os passos para replicar a torta de espinafres para quatro pessoas.

Do que precisa

— 500 gramas de folhas pequenas de espinafres

— 4 ovos separados

— Colher de chá de noz-moscada em pó

— Sal q.b

— Pimenta q.b

— 300 mililitros de molho de tomate caseiro, para servir

— 175 gramas de brócolos

— 25 gramas de queijo parmesão ralado no momento

— 175 gramas de requeijão

Como se faz

Primeiro lave os espinafres e coloque-os, ainda molhados, numa grande panela. Junte a água. Tape com uma tampa hermética e coza em lume forte durante 4 a 5 minutos até diminuírem de volume e ficarem macios. Escorra completamente, espremendo a água em excesso. Pique finamente e seque. Misture os espinafres com as gemas de ovo, tempere com a noz-moscada. Bata as claras até ficarem em neve, mas não em castelo, e envolva-as na mistura de espinafres. Unte e forre uma forma pouco funda. Espalhe a mistura sobre a forma e alise a superfície. Leve ao forno previamente aquecido a 220 graus, durante 15 minutos ou até estar firme ao toque e dourada.

Entretanto, coza os brócolos em água a ferver com pouco sal durante cerca de 5 minutos, até ficarem tenros. Escorra e mantenha-os quentes. Polvilhe o queijo parmesão sobre uma folha de papel vegetal. Desenforme a massa para cima dela e retire o papel vegetal que estiver a forrar a forma. Polvilhe com o requeijão e cubra com brócolos. Pegue numa das pontas do papel e enrole a base de espinafres como um rolo. Aqueça o molho de tomate e coloque sobre pratos de servir aquecidos.

Se nunca toma o pequeno-almoço, carregue na galeria para conhecer as receitas fáceis e rápidas das nutricionistas Alexandra Pisco e Telma Amado.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA