fit

A sopa de couve-flor que vai ajudá-lo a reforçar a imunidade este outono

A sugestão da nutricionista Paula Beirão Valente serve para evitar constipações devido à descida das temperaturas.
Cheia de nutrientes.

O outono acabou de chegar e a chuva é a verdadeira prova disso. Em setembro, as temperaturas começam a oscilar, o que acaba por resultar em constipações. A verdade é que este cenário convida a ficar em casa com uma caneca de chá quente ou até mesmo uma sopa de legumes aconchegante.

Para muitos, a sopa é o melhor prato da refeição. Há quem prefira comer enquanto entrada para preparar o estômago para o prato principal e quem fique satisfeito apenas assim. Independentemente do caso, as sopas são verdadeiras aliadas contra constipações, uma vez que ajudam a manter o sistema imunitário forte e repor os nutrientes para o bom funcionamento do organismo.

Um dos ingredientes infalíveis para a sopa é a batata, que tem a função importante de engrossar o caldo. No entanto, esta não é a melhor opção para quem prefira algo mais leve ou esteja a seguir a dieta à risca. Felizmente, existe um conjunto de ingredientes que pode usar para substituir a batata, mantendo a sua cremosidade e sabor.

Um deles é a couve-flor. Esta opção é bastante popular, uma vez que a consistência da batata é bastante semelhante a este legume, apesar de tornar o puré ainda mais cremoso.  Além disso, é ainda um alimento de fácil digestão e contraria os sintomas de azia, gastrite ou refluxo. E é precisamente esta a sugestão da nutricionista conimbricense Paula Beirão Valente.

Está opção é bastante nutritiva e saudável, uma vez que é rica em fibra, vitamina A,C, K e B. Potássio, magnésio, antioxidantes e fósforo também estão na lista. Todos ajudam no combate às constipações e redução da inflamação, contribuindo para o reforço da imunidade. Outra das vantagens é que também contribui para a saciedade e por isso ficará satisfeito durante mais tempo.

Conheça abaixo a receita completa da sopa de couve-flor com amêndoa torrada.

Do que precisa

— 400 gramas de couve-flor

— 1 cebola

— 10 gramas de amêndoa laminada torrada

— Sal q.b

Como se faz

Corte a couve-flor e a cebola em pedaços pequenos e coloque na panela com a água. Deixe cozinhar durante 30 minutos. Com o auxílio da varinha mágica, passe esta mistura até ficar um creme aveludado. No prato acrescente amêndoa laminada e torrada.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas de sopas leves, saudáveis e rápidas de preparar.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA