fit

A receita mágica para pôr toda a gente a comer couve flor lá em casa

O truque passa por usar o forno e apostar tudo num molho de tahini verde, que vai fazer a diferença.
Rica em fibras, ajuda a regular o trânsito intestinal.

É quase impossível sair da nova Zara do Rossio, em Lisboa, sem espreitar as novidades de decoração no último andar, onde está instalada a Zara Home. Entre as propostas para a sala, quarto ou casa de banho, destaca-se a área onde os visitantes são convidados a entrar numa verdadeira cozinha de sonho, com dimensões generosas e repleta de utensílios. 

Além de se inspirar nos ambientes da loja de decoração do grupo Inditex para replicar em casa, agora também pode deixar-se inspirar pelas sugestões nutritivas e originais da marca. Sim, o site da Zara Home tem uma página de receitas, a que pode recorrer sempre que faltem ideias sobre o que preparar para o jantar.

Desde sopa de cebola a mini abóboras recheadas, passando pela tarte de cogumelos ou folhado de pêra, o mais difícil é escolher por onde começar. Se tem dúvidas, sugerimos que a aposta comece pela couve-flor assada com molho de tahini verde e romã, já que é um legume que não reúne consenso. Ou se ama, ou se odeia.

Se não consegue gostar deste vegetal que, aparentemente, não sabe a nada, dê-lhe o benefício da dúvida já que é rico em vitamina C e K, ácido fólico e potássio, essenciais para o funcionamento do sistema imunitário e saúde dos ossos. Além disso, por ser um alimento baixo em calorias e hidratos de carbono, é ideal para quem se encontra num processo de perda de peso.

Do que precisa 

— 1 couve-flor 
— 1 colher de chá de curcuma 
— azeite 

Para o molho de tahini verde 

— 190 gramas de molho tahini (pasta de sementes de sésamo)
1 punhado de cebolinho 
— sumo de 1 limão 
— sal e pimenta q.b.

Para servir 

Sementes de romã 

Como se faz 

Prepare a couve-flor retirando a maioria das folhas e cortando o talo inferior, para que se mantenha de pé. As folhas podem ser guardadas para irem ao forno separadamente. Pegue numa panela suficientemente grande, onde caiba a couve-flor, e encha com cinco centímetros de água. Deixe ferver e coloque a couve-flor. Tape e deixe cozinhar durante oito minutos. Depois, retire cuidadosamente e deixe arrefecer durante cerca de 15 minutos.

Aqueça previamente o forno a 230 graus e prepare uma bandeja de forno com papel vegetal na base. Coloque a couve-flor na bandeja e pincele-a com azeite. Polvilhe com um pouco de curcuma e sal e esfregue. Termine com um fio de azeite e espalhe novamente as folhas no tabuleiro. Levar ao forno até que fique dourada, durante cerca de 40-45 minutos. As folhas devem ser assadas primeiro, durante 15-20 minutos. Se a couve-flor começar a ficar dourada demasiado rápido, tape-a com folha de alumínio até terminar de cozinhar.

 Para preparar molho, coloque o tahini e o cebolinho numa batedeira ou num liquidificador e triture até obter uma mistura homogénea. Adicione o sumo de limão e a água para aligeirar até obter a consistência pretendida. Retifique com sal e reserve.  Sirva-a couve-flor assada com o molho verde, decorada com sementes de romã.

Couve-flor

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA