Powered by CIM|RC

fit

A receita de espinafres e salmão que vai agradar até aos miúdos mais esquisitos

A sugestão da nutricionista Telma Amado é fácil, rápida e cheia de nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada.
Poucos ingredientes e é muito saborosa.

Existem alimentos que nem todos os miúdos gostam e a lista é extensa. Os legumes verdes, leguminosas e peixe são alguns exemplos. As principais razões desta rejeição passam pelas diferenças de texturas, modo de confeção ou até mesmo o cheiro, que nem sempre é agradável.

Para introduzir estes alimentos, os pais estão sempre à procura de novas formas de apresentar a comida nos pratos. Se está com falta de ideias, não se preocupe, que a nutricionista Telma Amado descobriu a sugestão perfeita. 

Uma das melhores formas de evitar que os miúdos se apercebam do que estão a comer é esconder e misturar ingredientes que já conheçam e gostem. Neste caso, a receita que trazemos é um peixe, famoso entre os mais novos, com um legume pouco popular. Estamos a falar de um folhado de espinafres com salmão. 

O salmão acaba por ser uma das opções de peixe mais democráticas, já que quase todos os adultos e miúdos ficam rendidos ao sabor mais adocicado. Além disso, é uma ótima fonte de ómega 3, vitamina D e de proteína, que contribui para a saúde cardiovascular, diminui as inflamações do corpo e melhora a saúde óssea. 

No caso dos espinafres, a sua textura mais elástica e o facto de serem verdes faz com que não sejam tão atrativos. Por isso, muitos pais optam por colocá-los nas sopas trituradas ou disfarçar a sua presença. Esta receita é ideal para isso, já que vão estar perdidos dentro do folhado. No entanto, é uma ótima fonte de nutrientes minerais, vitaminas, fibras e antioxidantes. 

Do que precisa

— 300 gramas de espinafres congelados

— 3 dentes de alho esmagados

— 2 lombos de salmão

— 250 gramas de cogumelos frescos 

— 2 colheres de sopa de vinho branco

— sumo de limão 

— 80 gramas de massa filo (corresponde a duas folhas)

— 2 colheres de sopa de azeite

— cebolinho

— 1 colher de sopa de soja

— 1 gema de ovo

— noz moscada 

— sal

Como se faz

Comece por saltear os espinafres com uma colher de sopa de azeite e dois dentes de alho esmagados. Tempere com um pouco e sal e noz moscada e reserve. Na mesma frigideira, salteie os cogumelos com uma colher de sopa de azeite e um dente de alho. Tempere com molho de soja, vinho verde e cebolinho. 

Por último, grelhe o salmão, previamente temperado com sal. Evite deixar o salmão demasiado seco. Desfie o peixe e reserve. Em seguida, forre um tabuleiro com papel vegetal e ligue o forno a 180 graus.

Estenda uma das folhas de massa filo e comece a rechear o folhado com espinafres na base e o salmão no final. Tempere com um pouco de limão e feche os embrulhos com a segunda massa por cima. Humedeça a ponta dos dedos e sele as extremidades. Por fim, pincele a gema do ovo e leve ao forno até dourar. 

Para ajudar a ter sempre ideias novas, carregue na galeria para descobrir outras receitas saudáveis que pode preparar com produtos enlatados.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA