fit

A “mãe fit” do Instagram que ajuda outras mulheres a sentirem-se bem nos seus corpos

Marina Cantão mostra como é possível conciliar o trabalho e a maternidade com o exercício físico. Objetivos realistas são a chave.

Já todos tivemos momentos em que gostamos mais, ou menos, do nosso corpo. É normal. Ao longo da vida passamos por diferentes fases que acabam por ter influência nas nossa silhueta. O importante é encontrar uma maneira de mudar aquilo com que não estamos satisfeitos. E, para nossa sorte, existem cada vez mais planos que ajudam neste sentido.

Marina Catão chegou a Portugal em 2018, com o objetivo de fazer uma pós graduação em Tecnologias da Informação, na Universidade Nova de Lisboa. A natural de Minas Gerais (no Brasil), de 28 anos, tinha intenção de ficar por cá um apenas um ano — a duração do curso. Apaixonou-se por um português e os planos mudaram: decidiu adiar o regresso previsto por tempo indeterminado.

A mudança de país deu origem a muitas outras alterações, nem todas positivas. “A comida em Portugal é maravilhosa e eu adoro comer. Resultado? Engordei seis quilos logo no primeiro ano”, conta à NiT. O aumento de peso fez com que deixasse de se sentir ela própria. “As roupas já não me assentavam bem e refugiava-me em modelos muito largos, exatamente o contrário do meu gosto.”

Apaixonada pela área do fitness desde muito nova resolveu voltar a treinar, acompanhada por um profissional. Mais tarde, foi ele que a influenciou a abraçar o estilo de vida fit de forma mais plena. “Uma altura fui ajudar o meu PT numa das formações que ele dava na Fitness Academy e comecei a pensar que talvez gostasse de aprender mais e ajudar outras pessoas a gostarem do seu corpo.”

Marina, na altura com 25 anos, decidiu então tornar-se personal trainer. “Fiz a formação também no Fitness Academy e comecei a promover os meus serviços nas redes sociais. Como ainda continuava a trabalhar na área das tecnologias da informação acabava por dar treinos ao fim de semana e à noite. “Durante dois anos mantive sempre este sistema.”

Em setembro de 2021 engravidou e tudo mudou. “Tive uma gravidez de risco, o que me obrigou a ficar muitos meses em repouso. Perdi massa muscular e, mais uma vez, deixei de me reconhecer. As mudanças físicas, juntamente com todas as oscilações hormonais, podem ser realmente difíceis”, revela. Não baixou os braços. “Passei a cuidar ainda mais de mim, da minha alimentação e mudei a forma como me via ao espelho”, explica.

Deixou de lado o trabalho no ramo das tecnologias e investiu no propósito de ajudar outras mulheres a aprenderem a cuidar dos seus corpos. Recorreu ao conhecimento sobre fitness que foi reunindo ao longo dos anos e desenvolveu o seu próprio método de treino.

A mãe fit

Marina Catão, ou mãe fit, como é conhecida no Instagram, tem quase 10 mil seguidores nesta rede social. É através dela que partilha diariamente os exercícios que costuma fazer e dá dicas aos seguidores sobre a melhor forma de atingirem os seus objetivos. Grande parte dos conteúdos são dedicados às mulheres que foram mães há pouco tempo, incluindo exercícios que podem realizar com os bebés.

“Trabalho com três pilares. O primeiro, que é também o ponto de partida, é a consciência. A cliente tem de ter noção dos seus comportamentos, do que a limita e porque é que quer chegar à forma idealizada”, explica. Só depois de terem tudo definido é que passam para a definição dos objetivos, que têm de ser “realistas e com um prazo real”. Depois define o plano de treinos personalizados que vão de encontro às necessidades de cada cliente, baseado na análise do perfil comportamental.

A personal trainer disponibiliza treinos presenciais ou online. As sessões de treino presencial personalizado acontecem no estúdio intimista que criou em casa (em Campolide, Lisboa) no início de janeiro. Oito sessões de 30 minutos têm o custo de 240€. Se preferir treinar online o preço baixa para os 180€. Para se inscrever basta enviar uma mensagem através do Instagram.

Marina Catão também oferece um programa de consultoria, em que elabora um plano de treino adequado às necessidades e objetivos de cada cliente. “Nesse caso há um acompanhamento próximo através do Whatsapp, em que a cliente me envia atualizações dos resultados e depois fazemos ajustes consoante os mesmos.”

Carregue na galeria para ver algumas fotografias do estúdio de Marina Catão e dos seus treinos.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA