A lasanha é um dos pratos fáceis de reconhecer por ser feito em camadas entre carne picada e molho de tomate com queijo por cima. É uma das especialidades mais conhecidas da cozinha italiana e um dos mais democráticos. A receita pode ser feita de diversas formas, como legumes, frutos do mar ou cogumelos e é muito apreciada como comida de conforto.
Há quem acredite que nasceu na Idade Média, em Nápoles, na Itália. Nessa época, as finas tiras de massa eram preparadas na água até ficar al dente e recheadas de queijo e legumes. No entanto, a história nem sempre é clara. A receita foi reivindicada pelos britânicos devido à presença do prato loseyns no livro de receitas em 1390. Apesar de estas confusões, a verdade é que o prato não era construído enquanto uma lasanha.
Este é um dos pratos que pode ser feito a partir de diversos ingredientes e fica sempre bem. Inclusive é uma das formas mais fáceis de esconder alimentos que tenta que os miúdos mantenham na alimentação. Por isso trazemos a sugestão da nutricionista Rita Fernandes que pode fazer em menos de 30 minutos. A lasanha é uma ótima opção, ao mostrar um formato que já conhecem com um legume pouco popular, como os espinafres.
O facto de serem verdes e a sua textura elásticas faz com que os miúdos coloquem esta opção de lado. No entanto, são uma ótima fonte de nutrientes minerais, vitaminas, fibras e antioxidantes. Por sua vez o queijo ricota possui uma textura cremosa e apresenta uma baixa quantidade de sódio e bastante cálcio, o que ajuda a fortalecer os dentes e os ossos e ajuda a prevenir a osteoporose.
Conheça abaixo a receita completa da lasanha de queijo ricota e espinafres.
Do que precisa
— 500 gramas de queijo ricota
— 150 gramas de espinafres
— 3 placas de massa fresca para lasanha
— 100 gramas de queijo mozzarella ralado light
— molho bechamel caseiro
— Meia cebola
— 2 colheres de sopa de azeite
— 1 dente de alho
— sal e pimenta q.b.
Molho bechamel
— 300 mililitros de leite magro
— 1 colher de sopa bem cheia de amido de milho
— Sal e noz-moscada q.b.
Como se faz
Pique a cebola e o alho e deixe refogar com azeite. Junte os espinafres e assim que ficarem amolecidos, adicione o queijo ricota. Envolva e tempere com sal e pimenta a gosto. Num tacho, misture o amido de milho com um pouco de leite para dissolver e vá adicionando aos poucos. Leve ao lume, mexendo sempre e deixe engrossar. Tempere o preparado com noz-moscada a gosto e sal.
Num pirex, espalhe o molho bechamel no fundo. Coloque a placa de massa por camadas com a mistura de ricota e espinafres. Repita o processo e na última placa de massa adicione o molho bechamel e queijo ralado por cima. Leve ao forno a gratinar. A refeição fica preparada em menos de 30 minutos.
Carregue na galeria para conhecer sugestões de pequeno-almoço saudáveis das nutricionistas Alexandra Pisco e Telma Amado.