Powered by CIM|RC

« A empanada fit de atum que fica pronta em menos de 10 minutos

Creme de ervilhas e espargos

Do que precisa (para seis pessoas)

— 500 gramas de ervilhas secas;
— Duas colheres de sopa de sumo de limão;
— Uma cebola média;
— Um alho francês;
— Uma courgette pequena;
— Um molho de espargos;
— Uma pitada de sal;
— Azeite (q.b.);
— Leite de coco para servir;
— Sementes de girassol para topping.

Como se faz

Numa taça, adicione a ervilha seca, cubra com água e deixe repousar durante seis a oito horas. Descarte a água da demolha, lave um pouco os grãos em água corrente com a ajuda de uma peneira.

Transfira para uma panela, adicione quatro chávenas de água, uma pitada de sal e deixe ferver por dez minutos, ou até a ervilha estar macia e al dente. Fique de olho porque a ervilha começa a desfazer-se muito rápido, queremos os grãos inteiros. Desligue o lume e com ajuda de uma peneira, descarte todo o excesso de líquido. Deixe arrefecer por completo. 

Nota: só irá precisar de 100 gramas ervilhas cozidas, as restantes pode reservar num saco e congelar para consumo mais tarde.

Leve a cebola, o alho-francês e os 100 gramas ervilhas cozidas já frias ao lume num tacho com um fio de azeite generoso. Tape e cozinhe em lume brando. 

Lave a courgette, corte-a em cubos pequenos e coloque no tacho. Lave os espargos, elimine as bases fibrosas, reserve as pontas espigadas para decoração e corte o restante em rodelas finas. Adicione ao tacho e envolva.

Tempere com sal, e verta água a ferver o suficiente para cobrir os legumes. Deixe cozer cerca de 20 a 35 minutos ou até os legumes estarem tenros.

Aqueça um fio de azeite numa frigideira e salteie as pontas espigadas dos espargos durante cerca de dois minutos. Retire e reserve.

Triture a sopa com a varinha mágica até obter uma mistura bem cremosa. Sirva com umas gotas de leite de coco, as pontas dos espargos e salpique com sementes de girassol.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA