As empanadas nasceram em Espanha, mas rapidamente chegaram aos quatro cantos do mundo. O conceito é simples: pegar em massa de pão, rechear, fechar e deixar a cozinhar uns minutos no forno, de forma a poder ser levada para todo o lado. O costume começou nas regiões agrícolas em que os pastores levavam estas sandes para comer durante o trabalho no campo.
Com o passar do tempo, a massa e o recheio das empanadas foram sendo aperfeiçoados até chegarem à versão que conhecemos atualmente. Da mesma família da empanada chilena podemos encontrar receitas como os calzones italianos, as empanadas galegas, os cornish pastries börek turcos. As receitas das versões sul-americanas chegaram nas malas dos conquistadores espanhóis.
Por cá, existem também muitos apreciadores. A fusão dos sabores, envolvidos por uma massa macia conquistaram já muitos portugueses. E como acontece com qualquer iguaria menos saudável, já existem algumas opções mais fit. É o caso da sugestão da nutricionista Diana Pereira.
Para fazer esta empanada fit só precisa de cinco ingredientes e de, literalmente, menos de 10 minutos — já a contar com o tempo de confeção no forno.
Do que precisa
— 1 wrap
— 1 lata de atum ao natural
— queijo mozzarela ralado
— pimenta e orégãos
— 1 ovo
Como se faz
Demolhe o wrap em água para ser mais fácil de moldar. Numa das metades, coloque o atum, o queijo e os temperos. Dobre-o e com a ajuda de um garfo e feche o wrap. Pincele com ovo e leve ao forno ou à airfryer durante 6 a 8 minutos a 180 graus.
Carregue na galeria para tomar tomar de dez receitas ideais para quem quer perder ou controlar o peso.