Há um velho ditado que diz “os opostos atraem-se”. Porém, no caso de Chris Martin, vocalista dos Coldplay, e Gwyneth Paltrow, atriz e empreendedora, esta afirmação não podia estar mais errada. O ex-casal partilha muitas semelhanças. A maior? As dietas, no mínimo, bizarras.
Martin esteve no podcast do apresentador Conan O’Brien na passada segunda-feira, 20 de março, e meio de tópicos como os Coldplay, as digressões e a própria carreira de Chris, abordaram o tema da alimentação. “Sendo famoso, tens a oportunidade de comer com pessoas que cresceste a ouvir, e estou curioso para saber se recebes conselhos desses teus ídolos”, começou por dizer Conan.
“Atualmente já não janto”, respondeu rapidamente o vocalista dos Coldplay. “Páro de comer às 16 horas”. Decidiu adotar este hábito após uma refeição com Bruce Springsteen — os músicos atuaram juntos em Filadélfia (EUA) no ano passado. “Ele está no meu panteão de heróis, e também adoro a Patty, a mulher dele”, começou por dizer.
“Quando fui almoçar com o Bruce já estava a fazer uma dieta restrita, mas reparei que ele estava em melhor forma do que eu. Quando a mulher dele me disse que ele só come uma vez por dia, percebi que esse tinha de ser o meu próximo desafio”, recordou. Em tom de brincadeira, Conan O’Brien perguntou qual o que tinham comido naquele dia. “Lombo de búfalo com molho de esteroides”, respondeu o artista entre risos.
Como o próprio Martin frisou, há vários anos que segue um regime alimentar bastante restrito. Em 2016 contou à estação de rádio “Fresh 102.7” que seguia uma dieta 6:1, ou seja, come seis dias por semana e no sétimo dia apenas bebe água. “Comecei a fazer isto há uns. Estava doente na altura e um tipo disse-me para não comer durante um dia, porque isso faria com o meu corpo funcionar melhor.”
O artista de 46 anos seguiu o conselho e, desde então, o jejum tornou-se uma prática comum — e assegura que é benéfico para a sua carreira. “Descobri que me ajuda a cantar melhor e, além disso, sinto-me mais grato quando como. Passei a ter uma gratidão pela vida como nunca tinha tido antes”, acrescentou.
Estas revelações de Chris Martin surgem uns dias de Gwyneth Paltrow, a sua ex-mulher, ter revelado no podcast “The Art Of Being Well” detalhes sobre a sua dieta. “Janto muito cedo, por volta das 18 horas”, explicou. Depois faz um jejum intermitente de 17 horas. No dia seguinte, por volta das 12 horas, começa o seu dia alimentar com um café, e “sumo de aipo com limão”, algo que “não faz subir os níveis de açúcar no sangue” da atriz.
Ao almoço, a fundadora da plataforma Goop admite que gosta muito de sopa. E a sua preferida é um caldo feito à base de ossos. “Ao jantar tento comer de acordo com a dieta Paleo. Por isso como muitos vegetais. É realmente importante para mim fazer um género de detox”, comenta.
O exercício físico é outra parte importante do seu dia. Durante o podcast, Paltrow revelou que é durante o período da manhã que gosta de o fazer. Ainda em jejum, medita com o atual marido, Brad Falchuk, e só depois é que prossegue com o seu dia. “Tento estar uma hora em movimento. Por isso, ou dou um passeio ou faço Pilates, ou uma das rotinas que a minha [personal trainer] Tracy Anderson me passa. E depois faço dry brushing e entro na sauna de infravermelhos durante 30 minutos”.
Chris e Gwyneth casaram-se a 5 de dezembro de 2003. A relação entre ambos começou em 2002 depois da cantora ter assistido a um concerto dos Coldplay. Tiveram dois filhos, mas acabaram por se separar em 2014. Umas semanas após o fim do relacionamento, Chris Martins, que era vegetariano “há muito tempo”, passou a descrever-se como “carnívoro consciente”, revelou à “BBC Radio 2”.
“Bem, agora como carne. Mas apenas como animais que seria capaz de matar. Conseguiria matar um peixe? Provavelmente não ia gostar, mas sei que seria capaz. Então como peixe. Mas não conseguiria caçar uma girafa, por exemplo”, explicou.