Powered by CIM|RC

fit

A caminhada que o leva a descobrir uma das mais singulares Aldeias de Xisto

A pequena localidade na Serra da Lousã é conhecida pelas pedras gravadas ou esculpidas nas fachadas das casas.
A caminhada passa pela aldeia e pelas suas paisagens.

Situada na Serra da Lousã, Gondramaz é uma das 27 Aldeias do Xisto espalhadas por 16 concelhos da região centro (entre Castelo Branco e Coimbra). Tal como as restantes, apresenta uma arquitetura tradicional, onde as casas são construídas naquela rocha devido às suas propriedades isolantes (que mantêm as casas frescas no verão e quentes no inverno). Porém, tem também características singulares, como as pedras gravadas ou esculpidas nas fachadas, com uma tonalidade única.  As lajes que revestem o chão das ruelas estreitas é outro dos destaques. O som produzido a cada passada confere uma acústica peculiar a Gondramaz. 

Se é fã de caminhadas e gostaria de revisitar (ou descobrir) esta pitoresca localidade no distrito de Coimbra, poderá fazê-lo com a Green Trekker no dia 20 de janeiro (um sábado). O ponto de encontro do percurso de 12 quilómetros será às 10 horas no Largo de Festas da aldeia de Espinho (a quatro quilómetros de Miranda do Corvo), a 50 metros do Café Casa da Barba. A primeira paragem do trajeto será em Gondramaz, os participantes terão oportunidade de recuperar forças e apreciar a beleza da aldeia.

A seguir, a rota irá percorrer “uma zona de cascatas e penedos que exigem alguma destreza”, explica a organização. O regresso será feito ao longo da Ribeira do Conde, “entre vegetação densa e diversificada, com ocorrência abundante de azevinhos, loureiros, carvalhos, castanheiros e muitas outras espécies autóctones”. A chegada está prevista para as 15 horas.

A caminhada, classificada como exigente, inclui “desníveis acentuados e terrenos mais difíceis”. Os participantes devem ter experiência prévia e estar em boa forma. A inscrição pode ser feita online e custa 15€ por pessoa. O valor inclui chá e bolachas (nas paragens), o acompanhamento de um guia e os seguros de acidentes pessoais e de responsabilidade civil.

Os participantes devem levar água (1,5 litros), chapéu, roupa e calçado apropriado às condições atmosféricas e “algo para reconfortar o estômago”, aconselha a Green Trekker.

Carregue na galeria para descobrir outras 11 caminhadas que pode fazer até à primavera.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA