fit

A caminhada para descobrir o vale encantado da Serra da Lousã

É um plano incrível para fazer ao domingo. Inclui a descoberta de uma das aldeias mais pitorescas de Portugal.
Passa pelas cascatas mais bonitas do vale.

Se gosta de fazer exercício, de explorar e do ambiente do campo, então esta caminhada é ideal para si. A iniciativa vem da Green Trekker, conhecida pelos seus longos passeios pela natureza, organizadas em diferentes regiões do País. A próxima é já este domingo, dia 30 de outubro, num dos vales mais bonitos da serra da Lousã.

A sugestão da organização é que passe uma boa parte do fim de semana a descobrir os segredos da aldeia de Gondramaz. Uma escolha perfeita para quem procura fazer um pouco de exercício físico num local recatado e cheio de paz. Localizado no concelho de Miranda do Corvo, Gondramaz é um pequeno paraíso numa das encostas da Serra da Lousã. Recentemente qualificada, a aldeia é feita de xisto da cabeça aos pés, desde o chão das ruas estreitas e sinuosas às pequenas casas que a compõem, tornando-a um dos melhores exemplos da arte de trabalhar artesanalmente a pedra.

Para lá chegar terão de partir do Espinho, às 10 horas e seguir sempre por caminhos florestais, rodeados de vegetação. Quando chegarem à aldeia terão oportunidade de recuperar forças e apreciar a sua arquitetura rústica e simples, mas bem pitoresca. Para os aventureiros, a melhor parte vem a seguir, quando chegam a uma zona de cascatas e penedos que exigem alguma destreza. A envolvência durante o percurso é mágica.

O regresso será feito ao longo da Ribeira do Conde. Um percurso que acompanha o ribeiro da região e está envolto em vegetação densa e diversificada. No total, os participantes farão cerca de 12 quilómetros em cinco horas. O lado positivo é que vai poder treinar enquanto conhece um dos mais bonitos percursos pedestres de Portugal.

As inscrições podem ser feitas online, sendo que os participantes devem ter 12 anos ou mais. A caminhada custa 10€ por pessoa e inclui acompanhamento e os seguros de acidentes pessoais e de responsabilidade civil.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA