fit

A caminhada instagramável por passadiços, entre cascatas e praias fluviais

Tem um fim de semana inteiro para conhecer locais como o Trilho dos Gaios ou as Cascatas de Sevilha.
Um passeio pelas maravilhas naturais do concelho de Tábua

Vai chegar em breve a oportunidade ideal para visitar o Trilho dos Gaios e as Cascatas de Sevilha, dois dos mais belos tesouros rurais da vila de Tábua. Esta caminhada de 15 quilómetros vai passar por ambos os sítios e tem data marcada para o fim de semana de 11 e 12 de maio.

Os percursos pedestres organizados e embelezados com passadiços estão cada vez mais na moda. É entre árvores, arbustos e cascatas que se destacam os caminhos de madeira minuciosamente construídos que permitem uma melhor circulação nas zonas mais rurais da região de Tábua. 

Um projeto criado pela empresa Caminhando, este será o cenário perfeito para um passeio em família, para caminhadas mais relaxadas ou mais energéticas com direito a intervalos para mergulhos, ou até para quem quer apenas tirar fotografias. “A ‘Caminhando’ tem a sua origem num grupo de amigos que tem uma paixão por caminhar e dar a conhecer diversos tipos de percursos, mostrando sempre um pouco mais sobre os inúmeros tesouros”, pode ler-se no site da empresa.

A partida de Lisboa está marcada para as sete horas da manhã, com ponto de encontro no Terminal Rodoviário junto à Estação do Oriente. O dia 11 será dedicado à caminhada entre o Trilho dos Gaios e a Rota das Pontes, num percurso que inclui a passagem por alguns dos locais mais bonitos da região, tais como a Praia Fluvial de Vale de Gaios — onde pode desfrutar dos coloridos passadiços que ajudam a desfrutar ainda mais da tranquilidade que o Rio de Cavalos transmite — a Ponte Romana de Sumes, o Vale do Rio de Cavalos ou o Arco da Moura. 

Poderá também visitar as aldeias de Vale de Gaios e de Várzea da Candosa, sendo este um percurso que privilegia o contacto com a Natureza, passando por várias cascatas e quedas de água e outras paisagens que vão fazer deste passeio uma experiência inesquecível. A caminhada tem hora prevista de começo às 10 da manhã e tem uma duração aproximada de cinco horas. 

Depois da caminhada vem o tão desejado descanso — que também é opcional. Isto porque quando chegar ao Hotel pelas 17h30, terá ainda acesso à piscina interior, sauna, jacuzzi e ginásio. Haverá também uma opção de jantar de grupo às 20 horas.

Já no domingo, 12, o passeio vai começar pelas 9h30 e tem uma duração de três horas e meia, com direito a paragem para almoço. Será dedicado, desta vez, à descoberta dos caminhos de Sevilha, uma pequena aldeia do concelho de Tábua localizada entre a Serra da Estrela e a Serra do Caramulo. Pela zona destacam-se os cascatas provenientes do Rio Cavalos, um afluente do Rio Mondego, os três moinhos de água e a ponte medieval. 

A inscrição e reserva pode ser feita até à próxima segunda-feira, 15, através do formulário disponível no site da Caminhando. O preço vai depender da sua preferência quanto à estadia no hotel. Se preferir um quarto duplo o preço por pessoa será de 200€, enquanto que o preço por pessoa para um quarto individual fica a 240€. Todos estes valores incluem já todos os outros aspetos da experiência: transportes, caminhadas com guia, seguro e estadia num hotel de quatro estrelas com pequeno-almoço incluído.

Carregue aqui para ver mais imagens dos passadiços do Trilho dos Gaios.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA