O começo de um novo ano é sempre sinónimo de uma lista de resoluções. Geralmente, emagrecer, por questões de saúde ou estética, é quase sempre uma das maiores preocupações até à chegada do verão. Apesar desta ser a altura ideal para se inscrever num ginásio, nem sempre é fácil colocar os planos em prática. Independentemente disso, este é um processo fundamental para melhorar a autoestima de algumas pessoas.
Todos os anos surgem dicas, treinos e alimentos “mágicos” para atingir este objetivo. No entanto, os cuidados com a alimentação são essenciais para esse processo. O melhor não é passar fome, nem deixar de comer o que gosta, já que a chave para o sucesso está no equilíbrio. Ainda assim, o exercício físico é um dos fatores principais que contribuem para a perda de peso. No último artigo sobre o tema, mostrámos-lhe um exemplo de treino que poderá fazer em casa de duas formas distintas.
Desta vez, os personal trainers, Maria Cabrita e Rodolfo Neves, naturais de Montemor-o-Velho, decidiram ajudar-nos a encontrar as melhores dicas para quem está à procura de motivação para emagrecer. Mas, atenção: é importante ter em conta que é um processo difícil e exige disciplina. É necessário criar uma rotina realística que colabore com alguns dos seus hábitos diários.
Não tenha medo dos hidratos de carbono
É importante desmistificar o mito sobre o consumo de hidratos de carbono. Este nutriente pode ser encontrado no pão, massas, arroz e leguminosas secas. No entanto, “para treinar precisa deles, já que fornecem energia”.
Celebre todas as conquistas
Deve festejar todas as conquistas alcançadas neste processo. “Cada grama a menos é um passo em direção ao objetivo”. Este passo é importante a nível motivacional e, apesar de não ver grandes mudanças, lembre-se que está no caminho certo.
Não se esqueça de beber água
Também relacionado com a alimentação, “deve inserir a quantidade de água ideal, gorduras boas e fibras”, já que são os principais responsáveis pelo bom funcionamento do intestino. Comer é tão importante quanto evacuar.
Coma durante a noite
A perda de peso não está ligada ao horário em que come, por isso pode comer durante a noite. “O emagrecimento atinge-se em défice calórico e não a comer apenas durante o dia”.
Procure acompanhamento profissional
É sempre importante ser acompanhado pelos profissionais certos, principalmente se precisa de “recomeçar quase todas as semanas”. Esta é uma forma bastante eficaz de reforçar o compromisso e com maior probabilidade de alcançar o objetivo.
Não desista
O emagrecimento não é um processo fácil, nem irá acontecer do dia para a noite. Por isso, é preciso insistir e continuar a tentar, “só assim ficará mais perto de atingir” o peso ideal.
Se não gosta de perder muito tempo na cozinha, carregue na galeria para conhecer várias receitas que pode preparar em menos de meia hora.