Prepare-se para bater o pé. Coimbra vai receber um concerto de dois conceituados músicos brasileiros, o violinista Yamandu Costa e o guitarrista e bandolinista Armandinho Macêdo. O espetáculo é já esta terça-feira, dia 6 de dezembro, às 21h30 no Teatro Académico de Gil Vicente e faz parte do Ciclo de Música Orphika.
São dois dos mais importantes músicos brasileiros e vão estar juntos em palco. No alinhamento do concerto estão os temas “Bahia e Grêmio” e “A Nossa”, compostos por ambos, além de “Apanhei-te Cavaquinho” (Ernesto Nazaré), “Marcha Turca” (Mozart), entre outros.
A primeira parte do espetáculo é por conta do fadista Francisco Costa que vai estar acompanhado por Ni Ferreirinha, no baixo, Ricardo J. Dias, no acordeão/piano, Luís Barroso, na guitarra portuguesa, Tiago Anjinho, no violoncelo, Amadeu Magalhães, nos instrumentos populares, e Luís C. Santos, à viola.
A parceria entre Yamandu e Armandinho vem de longa data. Os músicos têm-se encontrado nos palcos do mundo desde 2001. O concerto mais recente foi realizado neste verão de 2022, quando o duo se apresentou em Roma.
Radicado em Lisboa, Yamandu Costa carrega a marca da música do sul do Brasil e percorre diferentes géneros musicais, sempre acompanhado pelo seu violão de sete cordas. Nascido a 24 de janeiro de 1980, no Rio Grande do Sul, editou diversos álbuns, a solo ou em parceria, sendo amplamente premiado, com destaque para o “Grammy Latino”, em 2021, como melhor álbum de música instrumental com “Toquinho & Yamandu Costa — Bachianinha” (Live at the Rio Montreux Jazz Festival).
Armandinho Macêdo, nascido a 22 de maio de 1953, em Salvador da Bahia, é filho de Osmar Macêdo que, juntamente com Dodô, inventou o trio elétrico. Com uma carreira de quase seis décadas, é uma referência do Carnaval da Bahia, e utiliza um instrumento que batizou ainda nos anos 70 como guitarra baiana. Foi em homenagem a ele que Caetano Veloso cantou “Armandinho”. Com a sua icónica banda “A Cor do Som”, recebeu o Grammy Latino 2021 na categoria de Melhor álbum de rock ou música alternativa.
Os bilhetes para ver este espetáculo único custam entre 15€ (balcão) e 30€ (plateia) e podem ser adquiridos na bilheteira do TAGV, ou online.