Powered by CIM|RC

cultura

Verão volta a ser uma festa na Região de Coimbra

New in Coimbra recorda quem foi "cabeça de cartaz" nos festejos anuais dos 19 concelhos da Região de Coimbra.
Toy foi o rei do verão na Região de Coimbra.

Em 2022, depois de dois anos de interrupção devido à  pandemia, a Região de Coimbra voltou a viver as tracionais festividades estivais, cuja importância se revelou ainda maior após o interregno imposto pelo “novo normal”.

Durante os meses de verão foram muitos os eventos organizados pelos 19 municípios da região de Coimbra. De junho a setembro, artistas de renome nacional e internacional abrilhantaram as festas das nossas vilas e cidades.

Depois de dois anos de muita desanimação, o “povo saiu à rua” para celebrar as festas dos municípios, do interior ao litoral, da serra ao mar.

Neste início de 2023, a New in Coimbra recorda quem foi “cabeça de cartaz” nos festejos anuais nos 19 concelhos da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra e destaca quem andou a tocar e a cantar por estas bandas.

Logo no início de junho, o Município de Miranda do Corvo foi o primeiro a fazer a festa com a ExpoMiranda, certame que contou com a presença de Diogo Piçarra, Syro e Anjos. 

António Calvário e Cuca Roseta animaram a FESTAME – Festa de Artesanato, Gastronomia e Agricultura do Município da Mealhada.

Já no São João da Figueira da Foz estiveram Augusto Canário, Tony Carreira, Miguel Gameiro, Mónica Sintra e Sons do Minho.

Na Expofacic – Exposição Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede, o maior festival da região, deram nas vistas artistas como Dino D’Santiago, Tony Carreira, José Cid, Gipsy Kings by Diego Baliardo, Mariza ou Xutos & Pontapés.  

No São João da Lousã, a maior feira anual do concelho, destacaram-se o Grupo de Fados “Amanhecer”, Toy, David Carreira e Fernando Daniel.

As Festas de Santa Cristina, em honra da padroeira de Condeixa, contaram com a animação de Bárbara Bandeira, Toy, os conimbricenses Quatro e Meia, David Fonseca e The Gift.

As Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2022 receberam Cuca Roseta, Áurea, Jorge Palma, André Sardet e Vitorino. Também Samuel Úria, Miguel Araújo, Carolina Deslandes e Amigo Zeca com Salvador Sobral e Cristina Branco. Os Supertramp – Time to Tramp e a brasileira Mallu Magalhães também se juntaram à festa.

A Festa das Associações, da Gastronomia e do Artesanato de Penacova teve como grandes protagonistas os HMB e Ruizinho de Penacova.

As Festas de São Tomé, em Mira, uma das celebrações mais conhecidas na região, atraindo todos os anos milhares de pessoas, contaram com as atrações HI-FI, Herman José e Diogo Piçarra.

As festas do concelho de Góis decorreram de 8 a 20 de agosto. Neste evento os visitantes encontraram a feira das tasquinhas e o grupo 7 Saias, Rui Veloso e FF.

A Festa das Associações e da Juventude de Mortágua, com o seu principal palco na Praça do Município, contou com a participação de Capicua, Carlão e Paulo de Carvalho.

Na Poiartes, Feira de Vila Nova de Poiares, que juntou o artesanato, gastronomia, caprinicultura, mostra agrícola, comercial e industrial, decorreram espetáculos de Piruka, Bárbara Tinoco e AGIR.

Tiago Silva, Sons do Minho, Carlão e Emanuel foram alguns dos intérpretes convidados das festas do concelho de Pampilhosa da Serra.

Durante setembro as celebrações continuaram. Montemor-o-Velho recebeu Matias Damásio, Miguel Gameiro, Toy, The Black Mamba e Bárbara Bandeira, Avô Cantigas e Sons do Minho.

A FATACIS – Feira de São Mateus de Soure teve os Calema como cabeças de cartaz dos espetáculos musicais. Nena e Miguel Gameiro também subiram ao palco.

O concelho de Arganil realizou a 39.ª Ficabeira – Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra e Feira do Mont’Alto. Destacaram-se Herman José com a Associação Filarmónica de Arganil, Toy, Carminho e Virgul.

No final de setembro, as festas de São Miguel regressaram a Penela com música, expositores e tasquinhas. Bárbara Tinoco, Tony Carreira e Augusto Canário foram as principais atrações.

A Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua (FACIT) foi cancelada devido a um corte financeiro de 572 mil euros nas transferências do Orçamento do Estado, bem como devido ao aumento de preços em consequência da guerra na Ucrânia.

Apesar de a oferta ser variada e existir música para todos os gostos, alguns artistas são foram mais procurados e em primeiro lugar do top está Toy, autor do famoso «Coração não tem idade», que marcou presença em quatro certames.

Com três atuações temos Carlão, Tony Carreira e Miguel Gameiro.  Bárbara Tinoco, Diogo Piçarra, Cuca Roseta e Augusto Canário fizeram a “dobradinha” em 2 concelhos da Região de Coimbra.

Na hora do balanço, os promotores destes eventos na região de Coimbra concluíram que valeu a pena voltar apostar neste dias de festa, afiançaram que os objetivos traçados foram superados e prometem grandes êxitos para o verão de 2023.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA