cultura

Venceu o concurso “Uma Canção Para Ti”, agora é a nova estrela do “The Voice Kids”

Leonor tem 13 anos e um percurso invejável. Já esgotou o Convento de São Francisco, em Coimbra, e atuou com Pedro Abrunhosa.
Já atuou com muitos artistas conhecidos.

Sara Tavares é quase como um amuleto da sorte para Leonor Quinteiro. Quando atuou pela primeira vez em público, interpretou “Chamar A Música” da artista cabo-verdiana. No mais recente programa do “The Voice Kids”, transmitido neste domingo, 5 de maio, apresentou “Eu Sei…” da mesma cantora. O resultado? Recebeu o superpasse de Cuca Roseta e está oficialmente nas galas em direto do concurso da RTP1. “Senti-me muito feliz porque não estava nada à espera. Foi uma vitória de muitas”, conta à NiT.

Leonor, que tem agora 13 anos, lembra-se de cantar desde que aprendeu a falar — mas não se recorda exatamente como é que esta paixão surgiu na sua vida. Sabe apenas que, no início, o seu artista favorito era o David Carreira. “Não sei o que me atraiu. Não sei se foi porque as canções dele estavam na moda ou por me agradarem”, acrescenta a natural de Souselas, Coimbra.

Hoje em dia, tem muitas outras inspirações nacionais, como Marisa Liz, Bárbara Bandeira e Áurea. Mas também é fã de Michael Jackson. “Gosto muito da maneira como ele fazia os espetáculos e tento aprender com ele”. O seu estilo favorito é, como se percebe, o pop. Até porque diz que é o género em que consegue expressar melhor os seus sentimentos e, simultaneamente, escapar à realidade.

A aspirante a cantora é a primeira música da sua família, mas António, o pai, também gosta de cantar, assim como o irmão mais novo, de 9 anos, e a mãe, Mariana Jacinto — embora tenham vergonha de fazê-lo em público. “Eles sempre foram o meu maior apoio e desde que eu era nova que me levaram a sério. Até hoje não me calo”.

Quando atuou no “The Voice Kids”, sentia mais borboletas na barriga do que propriamente nervosismo. Mas assim que começou a cantar, todos estes sentimentos desapareceram. Afinal, Leonor já deu “muitos concertos por aí”.

A jovem cantora esgotou, por exemplo, o Convento de São Francisco, em Coimbra, que tem uma lotação de cerca de 1.125 lugares, quando atuou com a Academia de Música de Coimbra, que a tem acompanhado ao longo do seu percurso. Aliás, desde setembro que estuda nessa academia, onde tem aulas de canto e de piano às quartas-feiras. Também já cantou com Pedro Abrunhosa, em Ílhavo, e com Cuca Roseta, em Leiria.

O maior destaque da sua curta carreira, contudo, é o programa “Uma Canção Para Ti”, da TVI. Leonor foi a grande vencedora do concurso de talentos em 2022, graças a temas como “O Amor a Portugal” e “Sempre (Há Sempre Alguém)”.

Este ano, decidiu participar no formato da RTP para ter “uma nova experiência” que vai, certamente, “levar para a vida”. “Vai-me ajudar muito no futuro”, assume.

A jovem está atualmente no oitavo ano — adora especialmente as disciplinas de História e Matemática — não quer criar demasiadas expectativas porque sabe que a decisão está nas mãos do público. “Há concorrentes muitos fortes e quero levar uma atuação de cada vez”.

Sobre a sua próxima apresentação no programa, que já será nas galas em direto, Leonor limita-se a garantir que vai dar o seu melhor para apresentar algo que as pessoas gostem. “Esperem por belas surpresas.”

Quanto ao seu futuro profissional, tem um sonho muito ambicioso: representar Portugal na Eurovisão.

Carregue na galeria para conhecer algumas séries e temporadas que chegam às plataformas de streaming e canais de televisão em maio.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA