cultura

Vem aí a feira de Coimbra onde pode levar qualquer livro para casa sem gastar nada

A iniciativa está marcada para o dia 20 de abril, das 14h30 até às 18 horas, no antigo Refeitório da Sereia. A entrada é livre.
Basta aparecer e trazer, pelo menos, um livro seu.

Já todos conhecemos as feiras do livro tradicionais. São espaços dedicados aos leitores, onde pode encontrar qualquer tipo de obra, desde biografias até aos romances contemporâneos. Há imensas propostas pelo País, sendo as mais famosas as do Porto e Lisboa. No entanto, todas têm o mesmo em comum: pode comprar dezenas de livros e ainda conversar com alguns autores. Em Coimbra, o conceito é um pouco diferente.

Na Feira do Livro Dado, tal como o nome implica, não existe processo de compra, apenas de troca. Cada pessoa deve trazer os livros que estão a apanhar pó na prateleira e levar outros que goste mais ou ainda não tenha tido a oportunidade de ler. Ou seja, não há dinheiro envolvido nem troca direta, uma vez que os livros chegam à feira e são colocados à disposição.

Para esta edição, marcada para 20 de abril, além de levar e trocar livremente as obras, pode participar ainda na Oficina de Serigrafia com babu e o microfone aberto com Coro da Esquina, que irão recitar poemas e textos referentes aos 50 anos da Revolução do 25 de Abril.

A Feira do Livro Dado tem crescido e conquistado cada vez mais participantes. A iniciativa decorre duas a três vezes por ano e chega a todas as idades já que, de acordo com a organização, o objetivo é “a partilha de livros, de experiências, de leituras e a possibilidade de se levar para casa aquele livro especial que nunca pensámos encontrar”.

A iniciativa é organizada pela Casa da Esquina, Banco de Tempo, Biblioteca Municipal de Coimbra, Biblioteca Norte/Sul do CES, Casa do Sal da Figueira da Foz, Centro de Estudos Sociais e Graal. Este ano, o recinto funciona das 14h30 às 18 horas, em colaboração com a Casa da Esquina, no antigo Refeitório da Sereia. A entrada é gratuita, mas está sujeita a inscrição.

 

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA