Quando a HBO passou a Max, em maio de 2024, anunciou que viriam aí algumas novidades. Ainda que discretamente e sem revelar muitos detalhes, a plataforma informou que estava a produzir a série nacional “Lume”, em conjunto com a RTP. O enredo despertou o interesse do público nacional e agora foi conhecida a data de estreia. A 19 de junho chega à plataforma de streaming e, um dia depois, estreia na televisão.
A obra inspira-se nos incêndios florestais cada vez mais frequentes que têm devastado o interior de Espanha e Portugal nos últimos anos. O enredo começa com o fogo que coloca em risco uma pequena vila na fronteira entre a Galiza e Montalegre. Vários meios de socorro são destacados e outros tantos de comunicação também.
Entre os vários repórteres encontra-se Lúcia, uma luso-espanhola que dá início a uma investigação jornalística do caso que ganha contornos pessoais. A profissional percebe rapidamente que, embora um incêndio possa destruir tudo à sua volta, também pode expor verdades ocultas.
“Questiona as verdadeiras causas dos fogos. Não se limita à superfície. Retrata com sensibilidade o meio rural contemporâneo, evitando estereótipos e focando-se no coração das personagens para entender porque arde a floresta”, avança a sinopse.
Bruno de Lima Santos, diretor-geral da Coral Europa, responsável pela produção, descreveu a série à “Variety” como um “eco-thriller que se centra na questão dos incêndios florestais que devastam Espanha e Portugal nos últimos anos”.
“Através de uma atmosfera envolvente e enigmática, a série explora os interesses económicos que ocultam as verdadeiras causas dos incêndios florestais, proporcionando um retrato fiel do meio rural no século XXI”, acrescentou à mesma revista.
As gravações decorreram em Sintra, com Albano Jerónimo a interpretar Júlio Bugalho, um dos guardas que investigam a origem dos fogos e Ricardo Pereira que será o editor do jornal onde Lúcia (Cristina Castaño) trabalha. É, ao mesmo tempo, o ex-marido da protagonista que também vai tentar provar a inocência do pai que foi acusado de fogo posto e se suicidou na prisão.
“Lume” conta com a realização do português Sérgio Graciano e da espanhola Giselle Llanio e as filmagens dividiram-se entre Sintra, Montalegre e Santiago de Compostela.
Carregue na galeria para conhecer outras das séries e temporadas que estreiam em junho nas plataformas de streaming e canais de televisão.