“O Misantropo”, de Moliére sobe ao palco do Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da Figueira da Foz este sábado, 15 de abril. A peça de teatro do dramaturgo francês foi reescrita pelo locutor e criativo Hugo van der Ding e pelo maestro Martim Sousa Tavares e conta com a encenação de Felipa Garnel.
Ana Guiomar, David Esteves, Inês Vaz, Joana Bernardo, João Vicente, José Neves, Manuel Coelho e Manuel Moreira são os atores que dão corpo à ação adaptada à realidade portuguesa do século XVIII. A releitura desta peça por parte dos dois autores partiu de um convite de Pedro Penim, diretor do Teatro Nacional D. Maria II, e insere-se no âmbito do programa Odisseia Nacional.
Numa entrevista ao “Diário de Notícias“, Hugo van der Ding afirmou: “Um dos desafios/orgulhos era tentar perceber se conseguíamos pegar numa peça do génio do teatro que é o Molière e desmanchá-la, mas manter-lhe a estrutura e mudar-lhe só ali a localização e algumas referências culturais, e continuar a ter graça. Vejo pela Mónica, pelo resto da equipa e por mim e pelo Martim: rimo-nos sempre, isto é incrível”.
Felipa Garnel disse que, apesar da reescrita do texto original, “as relações que acontecem (na peça original) em Molière estão presentes aqui e algumas até vão mais longe”. Em palco, ao mesmo tempo que se assiste a uma companhia de teatro formada totalmente ad doc a tentar por de pé a encenação desta peça, assiste-se em paralelo às peripécias dos atores e encenadores vestidos com fatos de época e cabeleiras à século XVII. Pelo meio, há mesmo uma tentativa de assassinato do rei D. João V.
O preço dos bilhetes para o espetáculo das 21h30 é de 10€ por pessoa. Os ingressos estão à venda na bilheteira do CAE e na Ticketline.