A dança vai estar em destaque durante o mês de abril em Coimbra. O festival, que é organizado pelo Município de Coimbra e a Universidade de Coimbra através dos equipamentos culturais Convento São Francisco e Teatro Académico de Gil Vicente, conta este ano com uma dupla novidade. Pela primeira vez, o Abril Dança é coorganizado pelo Teatrão e a Escola da Noite.
O alargamento do número de organizações permite à iniciativa usar mais dois locais para a apresentação de trabalhos: Oficina Municipal do Teatro e Teatro da Cerca de São Bernardo. “Extravasa a Câmara Municipal e a Universidade de Coimbra e isso é sinal de crescimento do Abril Dança em Coimbra. É um sinal do bom entendimento entre as instituições e que, trabalhando em conjunto, podemos projetar mais longe, com mais qualidade, impacto e com mais variedade e riqueza cultural”, afirmou o presidente da câmara, José Manuel Silva.
Espetáculos, três deles com curadoria de Rui Horta, exposições, debates, poesia e cinema compõem a programação composta por 27 eventos. A estreia acontece no próximo dia 30 de março, pelas 21h30, com a estreia de “Time”, uma peça dançada do Teatrão, com conceção e direção artística de Aldara Bizarro.
Na apresentação da iniciativa, os responsáveis realçaram ainda o projeto Rampa.0, que procura dar oportunidade a jovens alunos de dança, tendo Rui Horta como coreógrafo. O resultado deste trabalho — “Os Sonhos de Einstein” — acontece no 21 de abril no Convento São Francisco.
O Convento São Francisco será ainda palco do espetáculo “Versa-vice”, com coreografia e direção artística de Tânia Carvalho, no dia 28 de abril. Um dia antes — 27 de abril —, Reindeer age#1, com conceito e coreografia de Bernardo Chatillon, é apresentado no Teatro Cerca de São Bernardo. Para dia 19 de abril está marcada a estreia nacional de “Ara! Ara!”, no Teatro Académico de Gil Vicente, sendo este um espetáculo com coreografia, interpretação e conceção visual de Ginevra Panzetti, Enrico Ticconi.
Destaque ainda para o espetáculo “O Sistema”, com conceito, direção artística e coreografia de Cristina Planas Leitão, apresentado no dia 6 de abril no Teatro Académico de Gil Vicente. “O Abril Dança é, para nós, um dos ex-líbris da atividade cultural de Coimbra”, frisou o autarca.