cultura

Tina Turner, Gipsy Kings e um recorde: a noite louca dos Coldplay em Barcelona

Depois de Coimbra, a banda de Chris Martin viajou para a Catalunha para mais quatro espetáculos da tour "Music of the Spheres".
A loucura continua pela Europa fora.

Tal como em Coimbra, os Coldplay chegam a Espanha para quatro espetáculos de rajada em Barcelona. O primeiro teve lugar esta quarta-feira, 24 de maio, no estádio olímpico Lluís Companys. Trata-se de um recorde em Espanha, segundo a organizadora Live Nation: a primeira vez que uma banda enche durante quatro noite consecutivas um grande estádio.

Estava tudo pronto para mais um espetáculo de fogo de artifício e cores, quando chegou a notícia da morte da lenda do rock Tina Turner. Num ápice, a banda preparou uma homenagem. “Todo o concerto é dedicado à bela Tina Turner”, explicou em palco Chris Martin.

Num dos momentos altos da noite, Martin muniu-se de uma guitarra acústica e interpretou o famoso tema cantado por Turner, “Proud Mary”, uma cover do original tocado pelos Creedence Clearwater Revival. Em uníssono, a plateia acompanhou o britânico na homenagem.

Martin, como é hábito, procurou falar a língua do país que o acolhe e pediu desculpa pelo trânsito e pelas filas provocadas em Barcelona pela chegada da banda.

A setlist replicou com exatidão o espetáculo dado em Coimbra, com “Higher Power” no arranque. Também uma fã subiu ao palco para tocar “Fly On” ao piano com a banda. Mas nem tudo foi feito a papel químico.

Como convidados, subiram ao palco os famosos Gipsy Kings. O grupo espanhol aproveitou para tocar com Martin dois dos seus grandes êxitos, “Bamboleo” e “Volare”.

“Quatro estádios?”, conclui o jornal espanhol “El País”. “Podiam ter sido sete.”

De seguida carregue na galeria para ver algumas imagens do primeiro concerto dos Coldplay em Coimbra.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA