O Teatrão vai criar na próxima segunda-feira, 27 de março, o Fórum Jovens Críticos. Integrado nas comemorações do Dia Mundial do Teatro, este projeto é aberto a todos os jovens com mais de 14 anos. A reunião inicia-se às 18 horas e decorre na Oficina Municipal do Teatro.
O objetivo desta iniciativa, que tem entrada livre, é criar um grupo de jovens que se juntam periodicamente para ver espetáculos, falar da pouca programação cultural específica para as suas idades e estimular o seu olhar crítico.
“Pretende-se, assim, criar um espaço de liberdade, discussão e reflexão que terá uma dimensão internacional, ao juntar jovens críticos de outros países, como Holanda, Islândia ou Alemanha, para trocar ideias sobre a criação nas Artes Performativas para jovens”, refere a companhia de teatro.
No panorama nacional, os promotores pretendem também criar momentos de conversa com programadores de diversos teatros nacionais. De acordo com o Teatrão, a criação deste fórum surge no contexto mais alargado do projeto pedagógico da companhia de teatro conimbricense.
“Envolver mais esta faixa etária não só a nível da sua programação, mas também ao nível dos momentos de diálogo com o público e da fomentação deste tipo de espaços de pensamento cultural para adolescentes” são os outros objetivos.
Depois da reunião, tem lugar o ensaio aberto da peça “TIME” com direção de Aldara Bizarro e que irá inaugurar a programação do festival “Abril Dança Coimbra”.