O Teatrão abre a sala de ensaios para uma nova oficina “Dançar o Tempo”. Em antecipação para a estreia de “TIME”, a nova criação do Teatrão com direção de Aldara Bizarro, estas oficinas vão decorrer em todos os sábados de março, entre as 17 horas e as 18h30, na sala de ensaios da OMT, sob a coordenação de Margarida Sousa e João Santos.
“Dançar o Tempo” foi criada a pensar num público adolescente e de jovens adultos, indicada para idades entre os 14 e os 18 anos. Para esta oficina de uma hora e meia, criou-se uma experiência única no campo da dança, em que as dimensões espaciais e temporais, associadas à explicação do tempo da Física e do tempo do relógio, são vividas intensamente através do movimento.
Motivados pela frase de Albert Einstein “Não há pontos fixos no espaço”, esta oficina irá recorrer a uma série de jogos de composição com bases de coreografia, onde se explora a marcação e a improvisação, recorrendo ao tempo, à velocidade, à repetição, à pausa e à dissociação da relação música-dança. Estas técnicas vão permitir que se experimente com liberdade o movimento do corpo, no sentido da criação de pequenas coreografias que nos ajudam a materializar um tema tão complexo como o tempo.
“TIME” é a nova criação do Teatrão para públicos adolescentes, que irá abrir a programação do Festival Abril Dança Coimbra 2023, no final de março. Este espetáculo é dirigido por Aldara Bizarro — bailarina, coreógrafa e com extenso trabalho na pedagogia da dança e trabalho com comunidades. Trata-se de uma peça para três atores e uma intérprete de Língua Gestual Portuguesa que, durante 60 minutos se debatem em torno do tema “tempo”, o seu significado, a forma como o vivemos e como o sentimos passar no corpo.
Desde a antiguidade que a natureza do tempo se apresenta como uma das maiores questões filosóficas, quer pela tentativa de compreender a sua linearidade — passado, presente e futuro —, quer pela sua subjetividade, uma vez que é interpretado por cada um de maneira diferente, sendo muitas vezes essa interpretação influenciada pela situação que se vive em determinado momento.
Nos dias 11, 18 e 25 de março, na OMT, “experimenta-se o tempo na prática”- A inscrição custa 5€ e pode ser feita online.