cultura

Sónia Honório tem uma nova exposição em Coimbra. Saiba quais são os temas

Artista plástica e curadora dá a conhecer o seu trabalho na Galeria Almedina. Para ver gratuitamente até 17 de setembro.
Artista é licenciada pela ARCA.

A artista plástica e curadora Sónia Honório estreia esta sexta-feira, 21 de julho, a sua nova exposição na Galeria Almedina em Coimbra. “Dont´t Get Emotional” é o título da mostra de pintura baseada em “rostos, expressões e emoções”.

De acordo com a autora, “trata-se de uma experiência imersiva que explora o cativante duelo entre o binómio da consciência humana, convidando os visitantes a percorrer as nuances e dimensões que definem as nossas paisagens íntimas”. Na folha de sala, a amiga e jovem estudante de Relações Internacionais Maria João de Sousa refere que “a exposição combina sublimemente obras que celebram a dança enigmática entre a mente racional e as emoções”.

Licenciada em Pintura, Artes Plásticas pela ARCA — Coimbra e mestre em Estudos Curatoriais pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, Sónia Honório é cofundadora, editora e designer da Revista Literária “Palavra em Mutação”, onde colaboraram nomes como José Saramago, Alberto Pimenta, Ana Hatherly e Joaquim de Montezuma de Carvalho, entre outros.

Ao longo do seu percurso, a artista cujo trabalho incide na educação através das artes, contou com práticas curatoriais a nível coletivo e individual e expõe regularmente o seu trabalho. Sónia Honório desenvolveu ainda projetos no âmbito da leitura e do livro, colaborou com instituições ligadas à violência doméstica e dinamizou práticas artísticas como forma de superação.

Conta ainda com colaborações em vários projetos coletivos, como os Encontros de Fotografia de Alcobaça, o Photostorm e o Conexões. A seu cargo teve ainda o lançamento da G5 — Galeria5piso da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcobaça.

Da sua paixão pela cozinha nasceu uma outra forma artística de estar à mesa e na mesa — “Taipas i Feijão” foi o seu primeiro tasco. Entre garfadas de prazer, declamava-se poesia, via-se teatro, ouvia-se música e olhavam-se as obras de arte.

A exposição “Don’t Get Emotional” tem entrada livre. Pode ser visitada até 17 de setembro de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas e aos sábados e domingos das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. Encerra às segundas-feiras e feriados.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA