cultura

Sabe quem é “O Homem do Paleolítico”? Conheça-o no Café Santa Cruz

Durante o mês de abril, a exposição itinerante do cartunista Luís Afonso está sediada no café centenário conimbricense.
Mostra está integrada no centenário do café histórico.

As divertidas histórias de Luís Afonso, inspiradas nas gravuras de Foz Côa, estão expostas até ao final de abril no Café Santa Cruz, em Coimbra. Integrada na programação do centenário deste café histórico, “O Homem do Paleolítico” pode ser visitada no espaço da antiga capela-mor da Igreja de S. João de Santa Cruz.

A mostra resultou da observação atenta e do poder da imaginação do cartunista Luís Afonso sobre o controverso processo do Côa, que culminou na inscrição das gravuras na lista do Património Mundial da UNESCO em 1998 e na construção do icónico Museu do Côa. Esta exposição foi produzida pela Fundação Côa Parque, em parceria com o Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), no âmbito do projeto “Portugal entre Patrimónios”.

Ao todo são 40 cartoons a preto e branco ou a cores com as bem-humoradas histórias do Bartoon no jornal “Público” e outros trabalhos relacionados entre si através do Homem do Paleolítico. São diálogos feitos a partir de contradições e numa tentativa de imparcialidade, legendas e pensamentos que dão vida a personagens inesquecíveis.

“Desde o repórter ao banqueiro do FMI, no bar mais mediático do País ou num cenário rochoso, representam relações e situações que, apesar de fictícias, se aproximam claramente do real”, refere o livro que está disponível gratuitamente na Internet.

Para assinalar a iniciativa, tem lugar no próximo dia 24 de abril, às 19 horas, uma tertúlia onde o tema central será a temática desta exposição. Além do autor dos cartoons — Luís Afonso —, irão estar presentes Aida Carvalho (presidente da Fundação Côa Parque), Thierry Aubry (coordenador técnico científico da Fundação Côa Parque) e Lúcia Saldanha (MNAC). A entrada é gratuita.

Carregue na galeria e conheça alguns dos desenhos desta exposição.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA