Em casa, todos temos um ou mais livros que, neste momento, só estão a decorar a prateleira. Ou que compramos por pensar gostar da história mas, que ao fim de algumas páginas, decidimos arrumá-lo na estante. Para resolver esta questão, a Casa da Esquina criou a Feira do Livro Dado que decorre este sábado, 15 de abril, entre as 11 e as 13 horas e das 14 às 18 horas na Sala Polivalente da Casa Municipal da Cultura de Coimbra.
Trata-se de uma feira do livro diferente de todas as outras, pois os livros são trocados e não comprados. Cada pessoa pode trazer um ou mais livros que já não queira e, em compensação, levar as edições que mais gostar ou precisar, sem dinheiro e sem troca direta. É que, como diz a organização, os livros mal chegam à feira ficam à disposição de todas as pessoas que lá vão. A entrada é gratuita.
A iniciativa decorre duas a três vezes por ano e, de acordo com a organização, traz centenas de pessoas de todas as idades. “A motivação, essa, é a mesma: partilhar livros, experiências, leituras ou levar para casa aquele outro livro especial que nunca pensamos encontrar”, referem.
A Feira do Livro Dado integra o programa de comemorações dos 100 anos da Biblioteca Municipal de Coimbra, celebrando também com esta edição a revolução do 25 de Abril de 1974, pois assim como a sua fonética indica, “Livro Dado” evoca também a Liberdade.
Além da Casa da Esquina, a Feira do Livro Dado é organizada pelo Banco de Tempo, Biblioteca Municipal de Coimbra, Biblioteca Norte/Sul do Centro de Estudos Sociais (CES), Casa do Sal da Figueira da Foz, Centro de Estudos Sociais e o Graal.