cultura

“Portátil” dos Porta dos Fundos regressa a Coimbra com uma atriz especial

Os humoristas Gregório Duvivier, João Vicente de Castro e Gustavo Miranda vão passar por cinco localidades.
Os humoristas não se fartam de Portugal.

O coletivo Porta dos Fundos confessa adorar Portugal e parece que o sentimento é mútuo: todas as apresentações que fazem no País acabam por esgotar. Em 2025, prometem voltar para celebrar dez anos desde a primeira passagem pelo País.

Os humoristas Gregório Duvivier, João Vicente de Castro e Gustavo Miranda vão voltar a fazer uma digressão com o espetáculo “Portátil” que ainda este ano passou por várias cidades portuguesas. No entanto, haverá uma grande diferença: Inês Aires Pereira já não será a convidada especial e será substituída pela atriz brasileira Luciana Paes, de “Sinfonia da Necrópole”, “A Sombra do Pai” e “Férias Trocadas”.

Cada apresentação parte de uma entrevista com um convidado da plateia que dá origem a uma peça inteiramente improvisada e com uma narrativa mais estruturada. Durante uma hora e dez minutos, os espectadores vão assistir à recriação de uma história contada por alguém. Cada uma das datas vai ter uma peça completamente diferente.

“Comemoramos dez anos de ‘Portátil’ com o elenco brasileiro, como na primeira vez em que viemos em Portugal, em 2015. Sentiremos saudades da Inês, que virou mais que uma amiga, uma irmã portuguesa. Por outro lado, estamos felizes de trazer a Portugal, pela primeira vez, a Luciana Paes — essa atriz estupenda, para mim a maior do nosso país, na minha geração. Tenho medo de Portugal não deixá-la voltar, como fizeram com o nosso amigo Gustavo Miranda — que nós que trouxemos, e que nos foi roubado por vocês. Aviso desde já: a Luciana é nossa”, brinca Gregório Duvivier.

A 15 e 16 de dezembro, os comediantes estarão na Aula Magna, em Lisboa. No dia seguinte, rumam ao Teatro Sá da Bandeira, no Porto, antes de aterrarem a 18 de dezembro no Centro de Congressos, no Funchal. No dia 19 vão estar no TAGV de Coimbra e, a 20, no Centro de Artes de Águeda. A digressão acaba a 21 no CCC das Caldas da Rainha. Os bilhetes podem ser adquiridos online e nos locais habituais.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA