Powered by CIM|RC

cultura

“Percurso do Marquês” mostra a desconhecida cidade de Cantanhede

Iniciativa do município realiza-se no sábado, 15 de julho, e as inscrições são gratuitas.
Marquês de Marialva é o tema.

Abordar episódios históricos e enquadrar o património da cidade associados à personalidade maior do concelho é o objetivo da próxima “Visita ao Património” que decorrerá no sábado 15 de julho, pelas 10h30, em Cantanhede. A iniciativa do serviço de Turismo do município local, em articulação com outros serviços e parceiros, intitula-se “Percurso do Marquês” e pretende dar a conhecer os seus contributos na afirmação de Portugal no século XVII.

António Luís de Meneses, 1.º Marquês de Marialva, foi um fidalgo militar que se destacou na guerra para a restauração da independência de Portugal de 1640, tendo sido nomeado coronel no dia da aclamação do rei D. João IV a 1 de dezembro daquele ano. Os feitos militares prolongaram-se por mais 28 anos, na manutenção da defesa de algumas praças fortes alentejanas, até à assinatura do tratado de Lisboa em 13 de fevereiro de 1668 onde se reconheceu a restauração da independência. Pelo contributo que deu a este conflito chamavam-lhe O Libertador da Pátria.

Em 1999, o Marquês de Marialva está representado no centro da cidade de Cantanhede através de uma estátua criada pelo escultor Celestino Alves André. A estátua apresenta grandes semelhanças com a estátua equestre de D. João IV (monarca da restauração) localizada em Vila Viçosa, da autoria de Francisco Franco. É neste local o ponto de encontro do próximo sábado para a visita a pé pela cidade de Cantanhede.

As inscrições são gratuitas, mas os interessados devem efetuar uma inscrição prévia online, através do número de telefone 231 410 155 ou no Posto de Turismo de Cantanhede. No terceiro trimestre de 2023, estão programados mais dois percursos: “Por Terras de Cadima entre Fornos da Cal e Moinhos” (19 de agosto) e “Visita à Casa Carlos de Oliveira e Atelier Fernando Rato” (16 de setembro). Iniciado no verão de 2022, os 11 programas das Visitas ao Património da Cantanhede realizados pelo município já contaram com mais de 130 participantes.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA