Durante o último ano, a Eras Tour de Taylor Swift foi o centro do mundo da música. Mas, pela calada, uma outra estrela parece querer começar a brilhar. Com apenas 21 anos, Olivia Rodrigo vai passar um ano a correr o mundo, numa digressão com perto de 100 espetáculos — e que agora tem direito ao seu próprio documentário.
A Guts World Tour é o pretexto para a chegada à Netflix de “Olivia Rodrigo: GUTS World Tour”, esta terça-feira, 29 de outubro. Um filme que revela os bastidores dos shows, com destaque para os concertos no Intuit Dome, em Los Angeles, a 20 e 21 de agosto.
A digressão mundial arrancou a 23 de fevereiro na Califórnia e deverá terminar em março de 2025, caso não sejam adicionados novos espetáculos. Ao todo são 93 datas em cidades como Sidney, Chicago, Londres, Hong Kong e Tóquio. A artista passou por Lisboa a 22 e 23 de junho, com dois concertos esgotados no MEO Arena.
O documentário realizado por James Merryman acompanha as viagens da cantora, com acesso privilegiado aos bastidores, onde se revela a preparação intensa — e muito nervosismo. Apesar de esta ser já a segunda tour mundial da artista, Rodrigo confessou-se “apavorada” antes do primeiro concerto, a 23 de fevereiro, em Palm Springs.
“Pensei que deveria ter ensaiado mais. Parecia que precisava de outras três semanas para preparar tudo. Ainda assim tinha de continuar”, disse à “People”. “Tinha tanto medo de errar. Só nos espetáculos mais recentes é que consegui aproveitar e divertir-me.”
Fora do palco, é retratada a proximidade de Olivia com os fãs e a forma como a própria concebe a sua música como forma de lidar com emoções — as suas e as de quem a tem como ídolo. Nos temas, a cantora procurou sempre explorar também temas como a saúde mental, inseguranças e traições.
O segundo álbum, o “Guts”, que dá nome à tour, é espelho disso mesmo. Lançado a 8 de outubro de 2023, revela as “dores” que Olivia sentiu “ao amadurecer e tentar perceber quem era naquela altura da sua vida”. “Sinto que cresci dez anos entre os 18 e os 20 — foi um período muito constrangedor e com grandes mudanças. Mas acho que tudo isto faz parte do crescimento, e o disco reflete isso mesmo”, contou à revista “Variety”.
A vida de Olivia Rodrigo mudou completamente a 8 de janeiro de 2021, quando lançou o single “Drivers Licence”. A canção bateu duas vezes o recorde do Spotify de mais streams numa única semana — a 12 do mesmo mês já tinha sido ouvida mais de 17 milhões de vezes na plataforma de streaming. No espaço de sete dias, eram mais de 80 milhões de plays, um recorde. Conquistou sobretudo um público jovem.
O TikTok terá contribuído para o sucesso de “Drivers Licence” — uma vez que se tornou num dos temas mais usados para vídeos na rede social. E o programa “Saturday Night Live” fez um sketch baseado na canção. Apesar de nunca ter sido confirmado, muitos fãs acreditam que o tema aborda um desgosto amoroso que foi inspirado na relação de Olivia Rodrigo com o colega Joshua Bassett.
Com todo o sucesso veio também o escrutínio por parte do público e de outros profissionais da sua indústria. “Seria uma enorme mentira se eu dissesse que nunca fui vítima de misoginia dentro do ramo da música, especialmente por ser jovem”, contou à “NME”.