A Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento, em Condeixa, inaugurou a 4 de março, o ciclo temático “Todas as guerras são um fracasso”, que arranca com uma abordagem à obra de António Lobo Antunes.
Sob o título “Modo Interrompido: as Cartas da Guerra, de António Lobo Antunes”, a sessão será dinamizada por Susana João Carvalho, especialista em literatura portuguesa, que abordará a obra “D’Este Viver Aqui Neste Papel Descripto — Cartas da Guerra”, publicada em 2005 e que reúne as cartas de António Lobo Antunes, escritas à mulher, Maria José, em plena guerra colonial.
Essas missivas foram enviadas a partir de Angola, durante uma comissão militar cumprida entre 1971 e 1973. Segundo a organização, são “revestidas por uma espessa camada de silêncios e interditos, impostos pela (auto)censura, mas onde por vezes eclodem a revolta e um desespero torrencial, estas missivas mostram a violência de um conflito armado e um homem em conflito com a sua circunstância”.
Na mesma ocasião poderá ainda visitar a exposição de diversos objetos utilizados na 1ª Grande Guerra, cedidos da coleção particular de Isabel Soares Rebelo, e que ficarão depois patentes ao público até dia 9 de março.