cultura

O maior festival de intervenção do País chega a Coimbra. Há concertos, cinema e muito mais

O evento vai passar pelo Convento São Francisco nos dias 21 e 23 de novembro, com atividades culturais. A entrada é livre.
Créditos: João Nuno Silva

O Festival Política está de regresso a Coimbra e, apesar do nome intrigante, a programação conta com cinema, música, humor, exposições, conversas e atividades com escolas. Tudo isto irá acontecer entre os dias 21 e 23 de novembro na cidade de Coimbra, nas mais diferentes salas do Convento São Francisco, como o Grande Auditório, o Café Concerto, a Sala D. Afonso Henriques e a Black Box. A entrada é livre.

O festival apresenta-se como o maior evento “dedicado aos direitos humanos e cidadania”, em Portugal. No ano passado, esteve em quatro cidades, Lisboa, Braga, Loulé e agora em Coimbra. A programação, composta por mais de 80 iniciativas, conta com mais de cinco mil participantes desde o começo do ano.

Na área do cinema, um dos grandes destaques é o documentário “Onde Está o Zeca?” de Tiago Pereira com Abel Andrade, em exibição no dia 21 de novembro, pelas 21h30. A proposta é uma coprodução entre A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria e o Festival Política, onde retrata a figura de Zeca Afonso e como se tornou uma lenda após a sua morte, “num país que o celebra como símbolo da revolução da liberdade”.

Ainda no mesmo dia, pelas 19 horas, poderá assistir a “A Sala de Professores” de Ilker Çatak, que estreou no Festival de Cinema de Berlim. Foi nomeado para Óscar de Melhor Filme Internacional e ainda é considerado um dos cinco melhores filmes internacionais de 2023 pelo “National Board of Review”. Já na categoria do humor, vai poder assistir ao espetáculo de Hugo Van Der Ding “O que importa é participar”, no dia 23 de novembro, pelas 21h30.

Para quem gosta de boa música, pode passar pelo concerto de Lucas Pina, no dia 21 de novembro, às 18 horas. O artista santomense ficou conhecido após a participação no Got Talent Portugal, com Rapazes do Milongo em dupla com Moreno. Ainda no mesmo ritmo, pode assistir à Luta Livre, no dia 22 de novembro, pelas 21h30, num formato especial. A banda é um projeto de Luís Varatojo que se apresenta em Coimbra num formato acústico.

Além disso, o festival conta com outras novidades como a estreia do conceito “Beer&Politics”, com uma conversa com João Paulo Batalha que levanta a questão se “Portugal desistiu?”, no dia 22 de novembro, às 18 horas, no Café Concerto no Convento São Francisco. É importante salientar que todos os espetáculos e debates possuem interpretação de língua gestual.

Durante os três dias, vão ser apresentadas duas propostas de jovens para um concurso de bolsas, cujo objetivo é ajudar a fomentar e apoiar a criação artística e intervenção de residentes do distrito de Coimbra até aos 30 anos. O festival é coproduzido pela Associação Isonomia/Festival Política e a Câmara Municipal de Coimbra/Convento São Francisco, contando com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, Comissão Nacional de Eleições e Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal.

Carregue na galeria para conhecer todos os concertos a que pode assistir até ao final deste ano.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA