“O Lago dos Cisnes” é conhecido como uma das maiores obras-primas do repertório de dança clássica. A peça está no imaginário de todos, graças à música de Piotr Tchaikovsky e à coreografia expressiva de Marius Petipa.
O bailado em quatro atos sobe ao palco do Centro de Artes e Espetáculos (CAE), na Figueira da Foz, no dia 6 de dezembro, sexta-feira. Os bilhetes já estão à venda e custam 28€ para a primeira plateia e 25€ para a segunda. “Esta será uma experiência imperdível e memorável, um espetáculo único que irá perdurar na memória do público”, pode ler-se na descrição do evento.
A capacidade do compositor para expressar sentimentos através da linguagem musical, com melodias intensas e emotivas, aliada à coreografia que associa o corpo humano com um cisne, revelam a capacidade criativa brilhante destes dois artistas.
Aqui, os espectadores acompanham a história de Odette, uma princesa transformada em cisne por um feiticeiro, que queria casar-se com ela e reinar a todo o custo. Regressando durante algumas horas à sua forma humana, esta princesa tem de encontrar alguém que lhe jure amor eterno, para conseguir quebrar o feitiço.
O elenco deste bailado é composto por artistas de nove nacionalidades diferentes. Os bailarinos, que dedicam a sua vida a esta produção clássica, têm de possuir uma técnica excecional, bem como um grau de dramatismo elevado.
São vários os momentos marcantes da peça. Um dos mais emblemáticos, a conhecida dança dos pequenos cisnes, que decorre no segundo ato, baseia-se na alta capacidade de sincronia de quatro bailarinas com os braços entrelaçados.