cultura

O grande sucesso “Ainda Temos o Amanhã” vai estrear na Festa do Cinema Italiano

O evento passa pelas cidades de Coimbra e Figueira da Foz durante o próximo mês de maio. O programa já está disponível.
Pode escolher a sua sessão.

Durante o próximo mês, as melhores obras do cinema italiano vão invadir o distrito de Coimbra com duas datas distintas. Primeiro, as películas passam pela cidade de Coimbra, entre os dias 2 e 5 de maio, e seguem até à Figueira da Foz, de 11 a 13 de maio. Segundo a organização, estas são duas das principais datas escolhidas para acolher a 17.ª edição do “mais importante evento da cultura italiana”.

Em Coimbra, o festival arranca no dia 2 de maio, pelas 21 horas, na Casa do Cinema de Coimbra com a apresentação do sucesso de bilheteira, em 2023, “Ainda Temos o Amanhã” de Paola Cortellesi. Em Itália, o filme chegou a ultrapassar o sucesso de “Barbie” e a narrativa aborda o papel das mulheres na democracia, de forma “íntima e poderosa”. 

Apenas este filme esgotou três semanas seguidas na abertura do evento, em Lisboa, apesar do “Ainda Temos o Amanhã” chegar às salas de cinema portuguesas apenas a 9 de maio. Lady Gaga já mostrou interesse num remake norte-americano da história. Neste momento é o nono filme mais visto de sempre, em Itália. 

O programa em Coimbra inclui oito obras emblemáticas durante três dias de festa. Poderá assistir a “Piccolo corpo” de Laura Samani; “O Rapto“, de Marco Bellocchio; “Disco Boy” de Giacomo Abbruzzese; “Eu, Capitão” de Matteo Garrone; “Que Viva a Revolução!”, de Paolo e Vittorio Taviani; “Obrigado Rapazes” de Riccardo Milani e “O Boémio” de Petr Václav. 

O programa está disponível online e é também no site que pode comprar os bilhetes, após escolher o filme que pretende assistir. Os valores variam entre os 5€ e os 6€. 

No caso da Figueira da Foz, a festa é composta por apenas seis filmes. Paralelamente ao evento, o destaque vai para a exposição fotográfica “Siamo Donne — Divas do Cinema Italiano”, que estará patente na Sala Afonso Cruz do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.

A mostra foi desenvolvida em colaboração com o Museu de Cinema de Turim e conta com 25 imagens icónicas tiradas pela mão de “grandes fotógrafos italianos”. As fotografias são dedicadas às divas e grandes atrizes italianas como, por exemplo, Sophia Loren e Monica Vitti, que marcaram o cinema italiano. Pode visitar a exposição de 1 de maio até 30 de junho. A entrada é livre. 

Relativamente aos filmes, na Figueira da Foz poderá assistir a “Ainda Temos o Amanhã” de Paola Cortellesi; “Mamma Roma” de Pier Paolo Pasolini; “Obrigado Rapazes” de Riccardo Milani; “Feios, Porcos e Maus” de Ettore Scola; “Um beijo” de Ivan Cotroneio e “Piccolo corpo”, de Laura Samani. À semelhança de Coimbra, na Figueira da Foz, o programa está disponível online, onde poderá adquirir o próprio bilhete.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA