cultura

O espetáculo “Ficheiros Secretos” está prestes a chegar à Figueira da Foz

O evento decorre no Centro de Artes e Espetáculo no dia 20 de abril. Ainda há bilhetes disponíveis.
A não perder.

Há quem acredite que revisitar a história é essencial para compreender melhor o mundo em que vivemos. No entanto, esse percurso não precisa de ser aborrecido. E é exatamente essa a premissa do novo espetáculo que está a chegar ao distrito de Coimbra. No próximo dia 20 de abril, sábado, pode assistir aos “Ficheiros Secretos”, no Centro de Artes e Espetáculo na Figueira da Foz, pelas 21h30.

A atuação foi criada pelo jornalista Luís Osório, a partir do próprio livro homónimo. A obra “Ficheiros Secretos — Histórias Nunca Contadas da Política e da Sociedade Portuguesas” chegou às livrarias a 6 de maio de 2021. Aqui, foram recuperadas centenas de histórias de grandes figuras nacionais, com quem se cruzou ao longo dos anos. 

Uma delas retrata a morte trágica do irmão de José Saramago, com apenas quatro anos, acontecimento marcante na vida do escritor. Por isso, o espetáculo promete cumprir as mesmas premissas: devolver ao País o que ficou destes encontros. 

É “uma performance inédita de um jornalista e escritor reconhecido que arrisca agora o que nunca foi feito”, pode ler-se na sinopse. Desta forma, Luís assume o papel de narrador da recente história de Portugal através de personalidades marcantes, como Álvaro Cunhal, Mário Soares, Amália Rodrigues, Francisco Sá Carneiro, Jorge Sampaio, José Saramago, entre muitos outros. 

A história levará o espectador numa viagem pelo último século, em Portugal, com recurso ao olhar de alguns dos protagonistas ao longo desse tempo. Além disso, conta ainda com convidados “absolutamente surpreendentes”. À semelhança de qualquer ator, Luís Osório narrará a história, numa peça de segredos, confissões, esperança e medo. Os bilhetes podem ser adquiridos à entrada por 10€, independentemente do lugar. 

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA