cultura

O espetáculo que lhe vai “tirar o sono” está a chegar à Figueira da Foz

A peça de teatro está marcada para 24 de outubro, quinta-feira. Todas as receitas revertem a favor dos Bombeiros Voluntários.
Para fazer rir toda a família.

Fernando Mendes, um dos apresentadores mais conhecidos do País, prepara-se para começar uma nova digressão com o espetáculo “Insónia”. Uma das cidades da lista é a Figueira da Foz, que recebe a peça de teatro no dia 24 de outubro, quinta-feira, pelas 21h30, no Grande Auditório do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz.

A história começa com Custódio Reis, interpretado por Fernando Mendes, vendedor de vinhos e licorosos “que vive com a corda ao pescoço”, pode ler-se na sinopse. É a realidade de um português da classe média que vive “afogado em dívidas e créditos”, que, além disso, está à beira de um divórcio. A sua mulher, Sónia, esgotou a paciência com o marido, que está cada vez mais sem rumo ou grandes objetivos de vida, sem ser “comer, beber e dormir”.

A verdade é que Custódio é um homem sem “grande profundidade intelectual e sem grandes teses filosóficas”. Tal como um bom português que tem capacidade de falar sem dizer quase nada. Numa noite, Custódio decide parar para pensar em vez de ressonar como tinha por hábito. Devido a essa insónia, “vai questionar tudo na sua vida e tentar encontrar soluções”. O espetáculo propõe, assim, uma hilariante viagem pela crise interior em tempo real, “numa tentativa de alcançar a paz de alma necessária para voltar a dormir”.

O ator, comediante e apresentador de um dos programas mais antigos da televisão portuguesa, o “Preço Certo”, na RTP1, dispensa apresentações. Fernando Mendes é líder de audiências há cerca de 20 anos em horário nobre e é acarinhado pelo público.

O evento solidário conta com a autoria e encenação de Roberto Pereira. No âmbito dos 50 anos da corporação, a receita total dos bilhetes reverte a favor dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz. Os bilhetes já estão disponíveis online e custam 10€, independentemente do lugar.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA