Quando se fala em premiações de cinema, os Óscares são apontados como o evento de maior destaque. No entanto, há outros festivais considerados tão ou mais importantes, que distinguem as melhores obras lançadas todos os anos. São exemplos o Palma de Ouro, em Cannes, os BAFTA, no Reino Unido, o Festival Internacional de Cinema de Berlim, os Globos de Ouro e o Festival Internacional de Cinema de Veneza.
Este último, cuja primeira edição aconteceu em 1932, é um dos mais antigos e influentes eventos de cinema na Europa. A 81.ª edição realizou-se entre 28 de agosto e 7 de setembro de 2024, em Veneza, Itália. Entre os filmes premiados, um dos grandes destaques foi “O Quarto ao Lado” do realizador espanhol Pedro Almodóvar. A obra venceu o prémio de “Melhor Filme”, conquistando o Leão de Ouro e sendo aclamada durante 18 minutos.
Agora, poderá vê-la no no Centro de Artes e Espetáculos, na Figueira da Foz. O espaço, que exibe vários filmes premiados, terá uma sessão no auditório João César Monteiro no dia 19 de dezembro, quinta-feira, pelas 21h30.
O filme dramático conta a história de Ingrid e Martha, duas amigas que conheceram enquanto trabalhavam juntas numa revista. Depois de vários anos afastadas, encontram-se novamente numa situação delicada.
Enquanto a primeira é uma escritora famosa que se torna conhecida pela seu medo da morte, a segunda tornou-se correspondente de guerra, colocando a sua vida em risco várias vezes. Martha fica doente e a amiga decide visitá-la neste momento de fragilidade. A doença acaba por aproximá-las, numa narrativa que pretende transmitir ao público a ideia de aproveitar a vida enquanto podemos.
Este é o primeiro filme de Almodóvar totalmente falado em inglês. Tem a duração de 1h46 e interpretação de Julianne Moore, Tilda Swinton e John Turturro. Os bilhetes para a sessão já estão à venda e custam 4€.
Pedro Almodóvar já é conhecido pelas suas nomeações a prémios cinematográficos, tendo conquistado o Óscar de melhor filme estrangeiro no ano de 1999, com “Tudo sobre a minha mãe”, e de melhor argumento em 2002, com “Fale com Ela”. Graças a estes filmes, também arrecadou dois Globos de Ouro, dois BAFTA e foi um dos vencedores da Palma de Ouro. Em 2006 e 2011, volta a ganhar em Cannes, com os filmes “Volver” e “A pele que habito”, respectivamente.