cultura
ROCKWATTLET'S ROCK

cultura

Novo filme de homenagem a Ruy de Carvalho tem assinatura conimbricense

"O Misterioso Caso de Lázaro Lafourcade" estreia esta quinta-feira, 23 de novembro. A NiC falou com Tiago Durão e Ana Ramos.

O filme “O Misterioso Caso de Lázaro Lafourcade” estreia esta quinta-feira, 23 de novembro, nas salas de cinema, incluindo o cinema NOS Alma Shopping. A comédia dramática é protagonizada pelo ator Ruy de Carvalho e conta com a participação de três conimbricenses, na sua realização.

O argumento foi escrito conjuntamente por Ana Ramos, de Coimbra, e Tiago Durão, também realizador. Conta ainda com outras participações conimbricenses, nomeadamente no diretor de som, João Zagar Galvão, e na assistência de realização, Maria Miguel Serra.

A produção, como o nome indica, é uma “comédia negra de crime”, afirma Tiago Durão. Segundo a sinopse, “Lázaro Lafourcade, um velho capitalista, é encontrado morto na sua mansão, depois de um jantar com a sua família peculiar. Um inspetor (José Raposo) é chamado para investigar o crime e descobrir o culpado, mergulhando no glamoroso e sórdido submundo dos Lafourcade, dando início à boa e velha história de crime onde todos são suspeitos. Um Whodunnit, que nos remete aos anos 50 e que resulta numa narrativa eat the rich, enquanto decorre a investigação na casa dos Lafourcade”.

Trata-se de uma sátira a uma família “de dinheiro antigo, muito burguesa”, definindo o capital como o “grande vilão” da história, que teve como inspiração o universo de Agatha Christie, com figuras clássicas, crime, investigação mas também influências contemporâneas. A obra de Eugene O’Neal, “A Longa Jornada para a Noite” também inspirou a escrita do argumento, tendo por base a história em que se “encerra” uma família dentro de uma casa e se assiste às relações interpessoais entre os parentes e a ruína da mesma.

O filme foi pensado em junho de 2022, altura em que se reuniram os atores, cujo papel foi escrito especificamente para cada um deles. Em setembro começaram as filmagens durante cerca de nove dias. Estiveram até há cerca de três semanas em pós-produção e a ajustar os retoques finais, para que a homenagem a Ruy de Carvalho ficasse excelente.

Para Tiago Durão, o processo de escrita foi “tranquilo”, apesar de ter sido realizado à distância, via telemóvel, acrescentando: “Foi muito fácil e muito bom trabalhar com a Ana”. Tiago foi apresentado a Ana pelos seus amigos e colegas conimbricenses João Zagar Galvão, diretor de som, e Maria Miguel Serra, assistente de realização. Apesar de nunca se terem cruzado, Ana revelou que foi a experiência foi “muito gira”. 

Ana juntou-se a Tiago, que teve a ideia de homenagear Ruy de Carvalho, pois apesar de já ter sido distinguido noutros áreas, não havia nada no cinema. Na ótica de Tiago, essa celebração da carreira de Ruy “tinha de ser feita”, ainda que não tenha tido qualquer tipo de financiamento. O realizador e co-argumentista do filme já havia realizado outra homenagem no cinema, mas a Eunice Muñoz, tendo ganho o Prémio Sophia 2022, com o documentário “Eunice ou carta a uma jovem atriz”.

Tiago estudou na Escola Profissional de Teatro de Cascais, dirigida por Carlos Avilez, que morreu esta quarta-feira, 22 de novembro. Considerando que “havia gente muito melhor”, deixou de ser ator e começou a dedicar-se ao cinema e realização. Mudou-se para Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, mas acabou por regressar a Portugal com um filme que por lá realizou.

Ana, 28 anos, estudou até aos seus 18 anos na cidade, nas escolas José Falcão e Avelar Brotero, tendo seguido, no secundário, o percurso de Artes, revelando desde cedo uma paixão pelo cinema, área que gostaria de exercer profissionalmente. Ao ingressar na universidade, rumou a Inglaterra, para estudar Cinema, em Cambridge, e seguir os seus sonhos.

Regressou a Coimbra há cerca de dois anos e, pouco tempo depois da sua vinda, foi convidada a escrever uma sátira relacionada com o mote “eat the rich”, como esta afirmou. Quando questionada sobre como foi fazer parte do processo de filmagens, esta demonstrou uma grande satisfação, por ter sido a primeira vez que esteve presente e ter falado durante as filmagens, em vez de ter ficado limitada apenas ao processo de escrita do guião. “Ao estar presente no set, aprende-se muito mais que na faculdade”.

O elenco conta com a participação de atores bastante conhecidos do público português como José Raposo, Lídia Munoz, Dalila Carmo, Maria José Pascoal, Pedro Lamares, Isac Graça, Érica Rodrigues, Guilherme Barroso e Ruben Gomes.

 

ARTIGOS RECOMENDADOS