Os Nouvelle Vague apresentaram-se ao público em 2004, com um disco homónimo que apresentou êxitos como “In a Manner of Speaking” e “Love Will Tear Us Apart”. Vinte anos depois, a banda francesa vai tocar estes e outros temas numa digressão que vai passar por Portugal e que começa, precisamente, na Figueira da Foz, no dia 10 de dezembro.
A influência do grupo tanto no público como em outros artistas é inegável, fazendo nascer uma nova forma de ouvir música e interpretar clássicos, com versões de Joy Division, Despeche Mode, The Cure e The Clash. Marc Collin, cofundador da banda, refere que “nunca pensou que a ideia ousada de fazerem um tributo à escrita de canções da era pós-punk, com bossa nova, se tornasse num verdadeiro fenómeno de reinvenção e criatividade global”.
Em fevereiro deste ano editaram o quinto álbum do projeto, “Should I Stay Or Should I Go?”, e marcaram presença no festival Vodafone Paredes de Coura, em agosto. O concerto ficou marcado pela homenagem a um dos seus fundadores, Olivier Libaux, que faleceu a 29 de novembro de 2021, aos 57 anos.
Durante estes 20 anos de carreira, os Nouvelle Vague foram revelando ao público cantores que se tornaram icónicos, como Melanie Pain e Phoebe Killdeer. A ideia base do projeto sofreu algumas alterações ao longo dos anos e passou a incluir diferentes estilos de música, mantendo sempre a essência: não ter medo de arriscar, testar, explorar qualquer estética musical que surja numa sessão de estúdio.
A tour nacional é apresentada pela Symbiose.pt, uma editora independente e loja de discos online. O concerto vai realizar-se no Centro de Artes e Espetáculos (CAE), na Figueira da Foz, dia 10 de dezembro, pelas 21h30, com duração de 1h30. Os bilhetes já estão à venda por 25€.